Governo de Alagoas cancela fases de concursos da PM AL, Bombeiros e PC AL

Os concursos públicos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, realizados em 2021, foram cancelados. A confirmação veio na manhã desta sexta-feira, 29 de outubro, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento do Estado. Segundo a pasta, as fases já realizadas estão canceladas.

Segundo informações secretário Fabrício Marques, o motivo do cancelamento é a suspeita de fraude nos concursos públicos da Segurança no estado. De acordo com ele, a partir das denuncias feitas sobre a fraude no concurso da Polícia Militar, foi realizada lançada uma maior operação e acabou descobrindo fraudes também nos certames da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Por causa disso, com as investigações concluídas, o governo decidiu cancelar as fases já realizadas destes três concursos.  Um novo cronograma para a retomada dos concursos será divulgado posteriormente pela Secretaria.

A Seplag confirmou que a decisão já foi comunicada à Justiça com objetivo de assegurar que apenas os candidatos que, de fato, possuam as qualificações necessárias ao ingresso no serviço público sejam os verdadeiros aprovados.

VEJA a nota

“A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) decidiu cancelar as fases já realizadas de três concursos da Segurança Pública, após o resultado da primeira fase da Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil.

A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura não só das provas da PMAL, mas também de outros dois certames: o da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Dada a extensão da fraude, os resultados preliminares da investigação em andamento deixam clara a impossibilidade da plena identificação de todos os que se beneficiaram com o crime, de forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos no esquema, conforme preveem os itens 15.27 e 15.28 do edital.

A Seplag lamenta a medida, que se faz necessária para que seja mantida a integridade e a transparência de um processo seletivo tão significativo para a população alagoana, e repudia a ação dos envolvidos no crime.

A Secretaria entende que a decisão tomada é a única que está alinhada aos princípios que regem a realização de um concurso público e, mais ainda, que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso no quadro de servidores públicos de Alagoas”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.