Inep disponibiliza apostilas de estudo para o Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou apostilas de estudos para inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) se prepararem para a avaliação. 

Desse modo, os interessados podem encontrar no site do Inep diversas apostilas gratuitas e provas e gabaritos de edições anteriores do Encceja. 

As provas do Encceja estavam previstas para abril deste ano. No entanto, devido à pandemia da covid-19, o Inep adiou o exame para o dia 29 de agosto.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, e uma proposta de Redação. A aplicação das provas do Encceja será feita em dois períodos, manhã e tarde. Os conteúdos das provas estão de acordo com o nível de certificação pretendido. Confira no edital do exame.

De acordo com a autarquia do MEC, são esperados 1,6 milhão de inscritos para as provas. A divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 1º de setembro.

Sobre o Encceja

Criado em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento de jovens e adultos que voltaram a estudar em uma idade já avançada por não conseguirem se formar no tempo adequado, o Encceja possibilita a certificação dos estudantes para que sigam adiante em suas trajetórias educacionais. O exame não é obrigatório.

De acordo com o MEC, para obter o certificado do ensino fundamental é preciso ter 15 anos completos na data da avaliação, já para o ensino médio, a idade exigida é de 18 anos.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Reitor da UFJF é eleito eleito o novo presidente da Andifes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.