Conheça o cargo de Escrivão da Polícia Federal

Confira todos os detalhes do cargo de Escrivão da Polícia Federal.

O cargo de Escrivão da Polícia Federal é um dos mais cobiçados da carreira pública. Afinal de contas, oferece boa remuneração, oportunidade de crescimento e o prestígio de trabalhar em um dos órgãos mais importantes do nosso país.

Por isso, não é à toa que o certame para as vagas seja um dos mais concorridos também. E para você saber melhor as características dessa posição, trouxemos muitas dicas e informações.

Desse modo, você saberá o que faz, o quanto ganha, como é a prova do concurso e muito mais sobre o Escrivão da Polícia Federal. Para isso, é só continuar lendo até o final!

Cargo de Escrivão da Polícia Federal

A Polícia Federal desempenha um papel fundamental na segurança e justiça do país, e dentro dessa instituição, o cargo de Escrivão se destaca como um dos mais cobiçados em concursos públicos.

A boa notícia para quem tem o desejo de ingressar nessa carreira é que há previsões para a realização de concursos anuais, o que aumenta consideravelmente as chances de conquistar uma vaga de destaque.

No entanto, para ser bem-sucedido nesse desafio, é crucial entender as responsabilidades do cargo, os requisitos necessários e o processo seletivo. E é sobre isso que falaremos a seguir,

Escrivão da Polícia Federal - Reprodução Canva
Escrivão da Polícia Federal – Reprodução Canva

Responsabilidades e atribuições de um Escrivão da Polícia Federal

O papel do Escrivão na Polícia Federal é de suma importância para o funcionamento eficaz dos inquéritos policiais. Assim, segundo o edital da PF, as principais atribuições do cargo incluem:

  1. Execução de formalidades processuais, como a lavratura de termos, autos e mandados, cumprindo os prazos necessários para a preparação, conclusão e envio de procedimentos policiais de investigação;
  2. Participação ativa em procedimentos policiais de investigação, acompanhando as diligências policiais quando houver solicitação pela autoridade policial;
  3. Responsabilidade pela gestão de fianças recebidas e bens apreendidos;
  4. Operação de veículos automotores;
  5. Cumprimento de medidas de segurança orgânicas;
  6. Realização de outras atividades de natureza policial e administrativa, assim como o desempenho de tarefas adicionais conforme a necessidade.

Remuneração e benefícios

Se você busca uma carreira que traga um bom retorno financeiro, fique sabendo que o salário de um Escrivão da Polícia Federal é altamente atrativo. Isso porque, no início da carreira, a remuneração é de R$ 12.522,50.

Além disso, os profissionais também têm acesso a benefícios adicionais, tais como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e ganhos extras por lotação em áreas de fronteira, entre outros.

A saber, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.

Como é o processo seletivo?

Para se tornar um Escrivão na Polícia Federal, é necessário enfrentar um processo seletivo, cuja organização costuma ser feita pelo Cebraspe. Desse modo, conforme o último edital, o processo de seleção consiste nas seguintes etapas.

1. Prova Objetiva

Esta prova geralmente traz questões de múltipla escolha no formato “certo” ou “errado”, que é o estilo clássico do Cebraspe. A saber, os temas abordados incluem:

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal e Processual Penal;
  • Legislação Especial;
  • Estatística;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Contabilidade;

2. Prova Discursiva do concurso para Escrivão da Polícia Federal

Enquanto isso, a prova discursiva geralmente consiste em uma redação dissertativa com até 30 linhas. O tema costuma se basear em um tópico que a banca formula ou ser relacionado ao conteúdo programático do exame.

3. Outras etapas do certame

Além das etapas e cunho intelectual, digamos assim, o processo seletivo para esse cargo também envolve outras, uma vez que é um cargo para uma função específica dentro da PF.

Requisitos para ingressar na carreira de Escrivão da Polícia Federal

Para se tornar um Escrivão na Polícia Federal, os candidatos precisam preencher certos requisitos, que são comuns a todos os cargos da PF, tais como:

  1. Ser cidadão brasileiro ou português amparado pelo Estatuto da Igualdade;
  2. Estar segundo as obrigações eleitorais e gozar dos direitos políticos;
  3. Estar em dia com o serviço militar, no caso de candidatos do sexo masculino;
  4. Ter completado 18 anos na data de matrícula no curso de formação profissional;
  5. Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo;
  6. Demonstração de aptidão física e mental para exercer as funções do cargo.

Gostou de conhecer melhor o cargo de Escrivão da Polícia Federal? Então comece a se preparar para prestar o próximo concurso e entrar para essa carreira! E não se esqueça de voltar sempre aqui, pois traremos em primeira mão todas as novidades sobre o edital!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.