Pesquisa do Unicef aponta que 11% das crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil

Uma pesquisa divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta semana aponta que 11% das crianças e adolescentes com idade entre 11 e 19 anos estão fora da escola no Brasil. De acordo com a pesquisa, o percentual representa cerca de 2 milhões de brasileiros nesta faixa etária.

Encomendado pelo Unicef, o levantamento “Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes” foi realizado pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). O objetivo da pesquisa é compreender como está o cenário da educação brasileira após o período da pandemia.

Os dados da pesquisa revelam ainda que, nas classes sociais mais baixas, o índice de crianças e adolescentes fora da escola é maior. Nas classes A e B, o percentual é de 4%, enquanto nas classes D e E, chega a 17%.

Motivos para a evasão

O levantamento também apresenta dados quanto à evasão escolar. Dentre os estudantes que evadiram nos últimos meses, 48% afirmaram que o principal motivo para deixar a escola foi a necessidade de trabalhar fora. Em seguida, outros 30% afirmaram que abandonaram os estudos porque não conseguiam acompanhar as aulas.

Nesse sentido, a representante do Unicef no Brasil, Mônica Dias Pinto, ressaltou a necessidade de mais investimentos para evitar a evasão:

“O país está diante de uma crise urgente na educação. Há, pelo menos, 2 milhões de meninas e meninos fora da escola, somente na faixa etária de 11 e 19 anos. Se incluirmos as crianças de 4 a 10 anos, o número certamente é ainda maior. E a eles se somam outros milhões que estão na escola, sem aprender, em risco de evadir”, disse a chefe de Educação do Unicef Brasil.

Veja o levantamento na íntegra no site do Unicef.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFJF divulga uma nova reclassificação do Pism e SiSU para o 2º semestre de 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.