Concurso TJ RJ 2019: Presidente volta a confirmar novo edital para este ano!

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deve mesmo abrir um novo edital de concurso público (Concurso TJ RJ 2019) este ano. O presidente do órgão, desembargador Claudio de Mello Tavares, em entrevista ao jornal “O Fluminense”, revelou que o o TJ-RJ tem expectativa de divulgar um novo certame no segundo semestre.

“A nossa perspectiva é a de abrir um novo concurso ainda neste ano. Dependemos da publicação do edital, da contratação da empresa para elaborar as provas, mas estamos otimistas. Evidente que vai depender do nosso orçamento, mas, como temos pessoas que estão se aposentando, precisamos fazer. Se não houvesse vacância, não poderíamos convocar ninguém,” disse Tavares.

O presidente já havia confirmado anteriormente a intenção em abrir um novo edital. Na ocasião, ele falou que o órgão estava realizando estudos sobre o impacto financeiro das novas contratações, levando em consideração as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A defasagem no quadro de servidores do órgão também estava sendo analisada.

“Nós temos um concurso ainda com prazo de validade. Mandei fazer um estudo para saber o impacto na folha por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse.

O Concurso TJ RJ 2019

Após convocação dos aprovados no último concurso, o presidente do TJ-RJ confirmou o objetivo de abrir um novo concurso para técnico e analistas judiciários.

“Acho também razoável que se faça um novo concurso para aquelas pessoas que estão estudando tenham oportunidade. Até o final do ano, haverá para serventuários [técnico e analista] e também para a magistratura como foi anunciado pelo então presidente Milton Fernandes de Souza”, afirmou Claudio.

Mesmo nomeando aprovados do último concurso, o TJ-RJ não vai suprir o elevado número de cargos vagos. Atualmente o órgão tem 3.510 postos vagos de serventuários. Números de dezembro de 2018 mostram que os cargos de Analista e Técnico são os mais prejudicados pela falta de servidores.

A carreira de Técnico conta com nada menos que 890 cargos vagos. O quantitativo de vacâncias de Analista é quase três vezes maior, com 2.620 cargos vagos.

Último Concurso TJ RJ

O último concurso do Tribunal de Justiça-RJ foi divulgado em 2014, quando contou com 90 vagas para o cargo de Técnico, com requisito de ensino médio. Na época, a remuneração foi de R$ 3.518,13, além de benefícios, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

São atribuições do cargo de Técnico de Atividade Judiciária sem especialidade (código TAJ) do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro: Praticar os atos necessários ao impulsionamento oficial dos processos judiciais e administrativos, observando os comandos e rotinas automatizadas, disponibilizados pelos sistemas e a normatização interna do Poder Judiciário.

A prova objetiva do concurso foi composta por 100 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas. As avaliações contaram com questões de Língua Portuguesa (30), Raciocínio Lógico Matemático (10), Noções de Direito Administrativo e Constitucional (10), Noções de Direito Processual Civil (15), Noções de Direito Processual Penal (15), Noções de Custas Judiciais (10), CODJERJ, Consolidação Normativa e Legislação Complementar (10).

As provas foram aplicadas nas cidades de Cabo Frio, Itaperuna, Nova Friburgo, Itaguaí, Vassouras, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Duque de Caxias, Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro (capital).

Lotação dos aprovados

As vagas foram para provimento na Capital e Regionais de Madureira, Pavuna, Leopoldina, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim, e Alcântara, Paraíba do Sul, Petrópolis, Sapucaia, Teresópolis, Três Rios e Itaipava, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Nova Iguaçu-Mesquita e Vila Inhomirim, Barra do Piraí, Itatiaia, Porto Real-Quatis, Resende, Volta Redonda, Carapebus-Quissamã, Conceição de Macabu, Macaé, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Piraí, Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Parati, Rio Claro e Seropédica, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Morais, Italva, Itaocara, Miracema, Porciúncula, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Saquarema, São Pedro D’Aldeia.

Informações do concurso
  • Concurso: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ)
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
  • Link do edital – 2014
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.