Quando um trabalhador conquista a aposentadoria por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), consegue sacar o saldo integral de suas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
De acordo com a Caixa Econômica Federal, até o dia 19 de agosto de 2022, aproximadamente, 855 mil brasileiros resgataram o saldo do Fundo de Garantia perante a aposentadoria. No total, R$ 8,5 bilhões foram movimentados.
No entanto, para que o valores do FGTS sejam resgatados ao se aposentar, o trabalhador deve se atentar a algumas regas. Caso continue com o mesmo contrato, é possível agendar o saque dos depósitos pelo próprio aplicativo do Fundo de Garantia.
Porém, caso consiga um outro emprego com carteira assinada após a aposentadoria, terá direito ao saque do FGTS somente quando for desligado da nova empresa.
O saque do FGTS pela aposentadoria é uma modalidade prevista em lei, disponível para os trabalhadores e diretores não empregados. O resgate é autorizado, inclusive, quando a aposentadoria é por invalidez.
Como mencionado, o trabalhador pode sacar todo saldo do seu FGTS, mas nos casos em que continuar com o vínculo empregatício, terá direito de sacar os valores mensalmente.
Assim, quando a aposentadoria é habilitada pelo INSS, os sistemas Caixa liberam o valor automaticamente. Veja como ter acesso ao benefício:
Nos casos em que não aparecer o CARD informando que possui valores a resgatar do FGTS, será necessário fazer a solicitação pelo próprio aplicativo do Fundo de Garantia, veja os passos a seguir: