Você sabe quais são as profissões que dão direito a aposentadoria especial do INSS após 25 anos de trabalho? Ou seja, 25 anos de trabalho sobre condições insalubres ou perigosas?
Existem diversas profissões que dão direito a aposentadoria especial do INSS. Nesta matéria, você verá um levantamento das profissões muito populares. Sendo assim, segue abaixo a lista e, caso a sua profissão não esteja entre elas, não se preocupe, pois, existem muitas outras.
Inicialmente, é um tipo de aposentadoria concedida pelo INSS, que permite ao trabalhador se aposentar por tempo de serviço antes de completar a idade. Além disso, existem categorias de trabalhos que adquirem direito com 25 anos, 20 anos e 15 anos. No entanto, após a reforma da Previdência em 2019, houve mudanças nas regras de transição, mas a essência é a mesma.
Os primeiros profissionais com direito a uma aposentadoria especial são os dentistas. Uma vez comprovada que exerceu essa profissão, após o período de 25 anos de trabalho, ele terá direito a aposentadoria especial.
Qualquer eletricista terá direito a aposentadoria especial? Não, apenas eletricistas que trabalharam com tensão elétrica superior a 250 Volts. Acima de 250 volts após 25 anos de trabalho, o eletricista também terá direito.
Os enfermeiros também terão direito a aposentadoria especial após 25 anos de trabalho, é uma categoria com contato com muitos agentes bacteriológicos, virais, etc. Apesar do uso de EPIs, nem sempre estão assegurados do risco à saúde que estão expostos.
Por ora, assim como os enfermeiros, os médicos também trabalham em condições insalubres constantemente. Assim, acabam tendo contato com agentes químicos e perigosos para a saúde.Por isso, o INSS também os dão direito a uma aposentadoria especial após 25 anos de trabalho.
Estes profissionais também trabalham em condições periculosas pelo contato constante com agentes químicos como tintas, pó de papel, solventes, etc. Portanto, o INSS também concede a esta categoria uma aposentadoria especial após 25 anos de trabalho.
Os metalúrgicos por norma são expostos a vários agentes insalubres. Mas, quais áreas da metalurgia que os profissionais terão direito a aposentadoria especial após 25 anos? São apenas algumas categorias de metalúrgico, não todas.
O motorista de ônibus também tem direito a aposentadoria especial após 25 anos de trabalho, porém, o motorista de caminhão também. Entretanto, é qualquer caminhão? Não, só aqueles que conduzem caminhões com capacidade superior a quatro mil toneladas. Esse profissional uma vez comprovada a atividade nessas condições, ele terá direito também aposentadoria especial após 25 anos de trabalho.
Inicialmente os operadores de Raio-x trabalham diariamente expostos a agentes muito insalubres que são os raios gama para detectar exames de imagem. Portanto, apesar de usarem equipamentos de EPI, o ambiente em si já é insalubre e traz riscos ao profissional. Sendo assim, o INSS dá a eles o direito de se aposentar após comprovados 25 anos de trabalho no setor.
Os operadores de caldeiraria, também são profissionais que exercem atividade insalubre, o contato constante com a caldeira quente pode trazer grandes prejuízos para a saúde, principalmente pelo choque térmico que estes profissionais enfrentam constantemente.
Operadores de Câmara Fria são aqueles trabalhadores que estão submetidos dentro de câmaras de congelamento de produtos alimentícios. Por regra, tem a mesma periculosidade dos caldeireiros, porém, aqui se trata de exposição a temperaturas negativas e depois o choque térmico com o ambiente normal. Portanto, o INSS também concede a estes trabalhadores a aposentadoria especial após 25 anos de trabalho.
Este profissional também se insere na aposentadoria especial por estar em ambiente insalubre. A exposição com a fumaça da solda de chumbo e estanho no longo prazo pode trazer prejuízo ocular e respiratório a estes profissionais, portanto, após 25 anos de trabalho também terão direito a aposentadoria especial.
Por fim, o Torneiro Mecânico é uma categoria dos metalúrgicos com direito a aposentadoria especial após 25 anos de trabalho comprovado. Trata-se de profissionais expostos diariamente a um ambiente insalubre com agentes físicos e químicos que trazem risco à vida e saúde. Sendo assim, máquinas complexas, ruídos excessivos, gases tóxicos derivados de hidrocarbonetos, contato físico com graxa e lubrificantes, podem diminuir a longo prazo a qualidade de vida destes profissionais.
Estas profissões acima, até o dia 28 de abril de 1995, tinham reconhecimento automático como atividade especial, bastando apenas constar na carteira de trabalho profissional. No entanto, após essa data de 28 de abril de 1995, essas profissões continuam sendo atividades insalubres, porém, agora, a exposição precisa ter comprovação efetiva através do laudo técnico conhecido como PPP que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário. Só assim conseguirá a aposentadoria especial do INSS.