O governo do Distrito Federal irá disponibilizar aplicativo lúdico-pedagógico com o objetivo de promover a educação fiscal nas escolas da rede pública de ensino do DF. Desse modo, por meio do EnCena, os estudantes poderão aprender sobre diversos tópicos como tributo, orçamento, finanças e gestão pública, ética, e controle social.
De acordo com o projeto pedagógico, o aplicativo conta com aporte da mecânica de jogos. O objetivo do governo é usar a tecnologia de forma estratégica para a transposição didática dos conteúdos sobre o tema educação fiscal.
Nesse sentido, a ideia é fornecer um material lúdico que aborde “assuntos diversos e interligados necessários à formação para a cidadania”.
Poderão participar do piloto do projeto docentes e alunos dos ensinos fundamental e médio. O projeto será implementado em 80 escolas da rede pública. No entanto, há uma expectativa de expansão desse número para os próximos anos letivos.
Conforme o Programa de Educação Fiscal, as unidades escolares interessadas podem se inscrever por meio de formulário eletrônico do EnCena. Clique aqui para acessar. De acordo com o cronograma, o período de inscrição chega ao fim no dia 12 de agosto.
Ainda de acordo com o governo do DF, o aplicativo abre diálogo com “diversos objetos dos respectivos componentes curriculares e áreas de conhecimento”.
O projeto faz parte do Programa de Educação Fiscal do DF, cuja criação em 1998 visava promover o conhecimento na área fiscal.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia UEMS irá ofertar mais de 2,3 mil vagas no Vestibular e no SiSU de 2022.