Educação

Aplicativo do Capes dispõe mais de 130 mil arquivos para docentes e alunos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do aplicativo eduCAPES dispõe cerca de 130 mil materiais de aprendizagem para professores e estudantes acessarem gratuitamente.

Trata-se de uma ferramenta que funciona como uma extensão do portal EduCAPES, lançado em 2016. Nessa plataforma, originalmente, já há a oferta de objetos de pesquisa e ensino sob domínio público da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os educadores e estudantes agora podem baixar o aplicativo EduCAPES no smartphone e celular. Acessando a interface, pode conferir um acervo com milhares de conteúdos. Há, por exemplo, textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, vídeo aulas, áudios, imagens, entre outros temas.

A Capes oferece tal acervo diverso por que mantém parceria com várias instituições de ensino. A saber, lá encontra-se livros científicos e de todas as vertentes possíveis que podem agregar ao estudo.

Também é possível um pesquisador estudar as peculiaridades da adaptação de um livro impresso. Segundo a coordenação, o acesso a esses tipos de conteúdos tem aumentado nos últimos tempos.

“O eduCAPES é um recorte da própria internet, com ênfase na educação. É um mundo de possibilidades, o acesso a centenas de milhares de materiais na palma da mão”, observa Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da Capes.

Aplicativo intuitivo

A busca no portal eduCAPES não oferece qualquer dificuldade ao usuário. Ao escrever uma palavra-chave na barra de pesquisa, dá para verificar o resultado da busca facilmente.

A saber, para facilitar a pesquisa, a ferramenta ainda disponibiliza uma variedade de filtros personalizados.

Pode-se, por exemplo, estabelecer um período de ano de publicação de uma obra, escolher o tipo de material (eduCapes, comunidade, externo, cursos) e selecionar um tipo de mídia, como por exemplo, texto, áudio, vídeo, entre outros.

Baixe o aplicativo da Capes na Play Store ou então na App Store.

Leia também – Programa Capes / Daad abre inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha