A mobilidade tem ganhado mercado no empreendedorismo, por isso, muitos se perguntam como criar um aplicativo de mobilidade urbana?
Primeiramente, é importante que o empreendedor saiba que o aplicativo tipo Uber, como é popularmente conhecida essa modalidade de aplicativo de transporte, pode ser desenvolvido de duas maneiras.
Sendo assim, o empreendedor pode ter o seu próprio aplicativo tipo Uber ou alugá-lo por meio de uma plataforma para que possa direcionar assertivamente o seu aplicativo Uber clone.
É importante realizar um planejamento estratégico, além disso, é importante que o empreendedor entenda como operar um aplicativo de mobilidade urbana, visto que é fundamental que o empreendedor tenha um foco quanto a essa vertente de atuação.
O mais importante para entender como operar um aplicativo de mobilidade urbana é focar no transporte de passageiros. Sendo assim, o objetivo do aplicativo tipo Uber é a conexão entre o passageiro e o motorista mais próximo. Por isso, é importante que o empreendedor estude os concorrentes do Uber para entender como funciona a operação.
No entanto, é importante focar na satisfação do motorista, do passageiro, no raio (km) de atendimento, na quantidade de motoristas, enfim, pode ser importante criar um checklist para a operação.
No entanto, um aplicativo de transporte é uma estratégia de valor de mercado e pode ser de grande valia para viabilizar o próprio negócio. Há vários concorrentes do Uber, embora o aplicativo tipo Uber tenha essa empresa como referência dada a sua expansão e crescimento, também chamado de Uber clone.
Há muitas empresas que podem ser estudadas pelo entrante nesse ramo, como a 99, Cabify, Easy Taxi etc. São muitos os entrantes nesse mercado, dada a alta demanda.
Por isso, é fundamental que o empreendedor faça estudos estratégicos para transformar o que é uma ameaça, no caso a concorrência, em uma oportunidade de entrar no mercado de forma otimizada.
É importante conhecer a base dos concorrentes do Uber, principalmente para que possa montar o seu modelo de negócio analisando fatores importantes como a maneira de monetização, os planos, programas de fidelidade etc. São várias as possibilidades estratégicas dentro desse modelo de atuação.
Algumas empresas, como a Simbora, por exemplo, realizam planos de cobrança mensal. Sendo essa uma forma de gerar recorrência e escalabilidade. Já o aplicativo Sampa foca na apresentação das distâncias entre o motorista e o passageiro, informando qual carro está livre e qual está cheio, dessa forma o passageiro se sente mais seguro quanto à prestação do serviço.
Cada empresa tem um foco para que seja seu diferencial para o cliente, por isso, o aplicativo tipo Uber tem crescido no Brasil. Pois é uma quebra de barreiras importante e um modelo de negócios que possui um ótimo custo-benefício.
As empresas podem criar um diferencial, como seu próprio sistema de avaliação do aplicativo tipo Uber e facilitar a localização. Ou seja, atender a necessidade do cliente de uma forma otimizada e atualizada.
Por isso, o aplicativo Uber clone é perfeito para quem deseja atender a necessidade do público-alvo de forma otimizada. Ao passo que é importante que o empreendedor estude os concorrentes do Uber, procure entender os detalhes sobre como criar um aplicativo de mobilidade urbana para que tenha sucesso nesse ramo de atuação que demonstra como as mudanças do mercado podem ser positivas para uma empresa preparada.