Você já parou para pensar no que acontece se você aplicar gelo no rosto? Neste conteúdo, apresentamos alguns dos possíveis efeitos que o cubinho de gelo pode proporcionar para a nossa pele. Não deixe de conferir!
Antes de qualquer coisa, é importante você ter em mente que aplicar gelo no rosto não é um tratamento em si, mas, sim, trata-se de uma prática que possui um efeito “maquiador”, podemos dizer. Isto é, o efeito da aplicação do gelo não é de longo prazo, pois ele apenas proporciona um aspecto mais suave para pele depois de aplicá-lo. Com o passar do tempo, a pele pode voltar ao normal.
Além disso, lembre-se de fazer a aplicação com cuidado, pois peles irritadas e sensíveis podem ficar ainda mais desgastadas com o uso do gelo. Por isso, em caso de dúvidas, converse com um profissional antes da aplicação.
Esclarecido esses pontos, vejamos o que podem acontecer se aplicar gelo no rosto:
Assim como usamos o gelo para reduzir o inchaço em outras regiões do corpo, no rosto também é possível atingir esse efeito. Dessa forma, se você acabou de acordar e precisa aparecer em público com o rosto menos inchado, considere usar os cubinhos de gelo. Porém, aconselhamos que use-os com o auxílio de um paninho, para não queimar a pele com a aplicação constante.
A dilatação dos poros também tende a diminuir quando você aplica cubinhos de gelo no rosto. Basta massagear o cubinho suavemente, sem esfregar sobre a pele e sem deixá-lo “parado” muito tempo no mesmo lugar. Depois, basta deixar com que a pele seque naturalmente, e você perceberá uma redução considerável nos poros aparentes.
Logicamente, passadas algumas horas é possível que você perceba o reaparecimento de alguns poros – é algo normal.
Pelo simples fato de reduzir a aparência dos poros, aplicar gelo no rosto também ajuda a preparar a pele para a maquiagem. Dessa maneira, você conseguirá atingir uma cobertura mais uniforme, que permanece mais bonita e, até mesmo, que torna-se mais duradoura.
O vermelhidão causado pelo calor ou pela queimadura do sol pode ser amenizado com o uso de gelo envolto de um tecido de algodão. Porém, se o vermelhidão estiver associado a problemas como feridas e alergias, não é recomendada a aplicação do gelo. Nestes últimos casos, aconselha-se a busca por atendimento profissional, evitando que a pele fique cada vez mais prejudicada.
Sem dúvidas, especialmente durante o verão, aplicar gelo no rosto pode ser uma atividade bem relaxante. Se você aplica da forma correta, não deixando o gelo muito tempo na mesma posição – pois isso queimaria a pele -, é possível ter um momento agradável de relaxamento. Experimente massageando a pele suavemente e veja como isso pode ser interessante.
De todo modo, antes de fazer a aplicação, converse com o seu dermatologista para ter certeza de que está fazendo a aplicação da forma correta, ok?