API (Application Programming Interface) é um padrão de programação que permite acesso a um aplicativo baseado na web. Sendo assim, é uma ferramenta que facilita a inovação nas empresas de forma dinâmica.
A inovação é uma característica da era digital, por isso, a automação é um caminho importante para que as empresas possam inovar. Sendo assim, é importante que a gestão da empresa alinhe a automação à inovação, aumentando a sua produtividade.
Todavia, esse alinhamento pode passar por desafios, haja vista que muitos profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) relatam gargalos referentes a conexão de sistemas, aplicações e dados.
Por isso, se faz necessário que os sistemas que utilizem as APIs, visto que são a resposta para esse tipo de situação, já que através de uma API é possível negociar o contato entre dois sistemas, fornecendo dados e serviços solicitados.
Sendo assim, essa integração via API pode ser tratada de forma independente e representa uma parte de um processo.
Existe no mercado sistemas dinâmicos e codependentes, dessa forma, é importante que a empresa analise a sua abordagem quanto ao sistema de software que utiliza. Haja vista que essa é uma vertente fundamental para que a empresa possa amparar a sua necessidade quanto a inovação.
Além disso, uma conexão via API permite que as empresas possam customizar os sistemas de forma facilitada, portanto, impactam na produtividade e na fidelização do cliente. No entanto, é fundamental que a empresa invista na segurança desses dados, sendo assim, é necessário implementar melhorias práticas para que as interações fiquem seguras.
Dessa forma, a empresa deve criar ações visando a segurança, como a autenticação multifatorial, assinaturas digitais, criptografia de chave pública, certificação digital ,dentre outras possibilidades.
Sendo assim, a análise da base tecnológica da empresa e a adesão à tecnologia de integração e customização, possibilita que a empresa inove em seus processos, otimizando as demandas internas, e, por conseguinte, melhorando as entregas que empresa faz ao cliente.