Através da utilização de APIs as empresas implementam inovações sistêmicas, conduzidas pelo conceito DevOps, transformando assim os softwares da empresa.
No entanto, é importante que a empresa valide a aplicação do software, visando a agilidade e a sincronização de dados. Certamente, a agilidade do setor DevOps intensifica as entregas, ao passo que a área de TI da empresa possa controlas as APIs, para que não haja APIs ocultas e problemas de segurança.
Sendo assim, para proteger uma API ou um serviço web é necessário se atentar a alguns pontos, como:
Visto que os navegadores sinalizam acessos não seguros, é importante que a API utilizada usem Transport Layer Security (TLS) para criptografar o tráfego. Uma vez que é uma forma de manter as credenciais de acesso protegidas.
Para evitar o uso inesperado da sua API é importante autenticar o acesso. Sendo uma forma de proteger os usuários, ao passo que forneça a capacidade de que os usuários redefinam suas credenciais, se necessário for.
As mensagens de erro possuem um papel relevante para os usuários. No entanto, é preciso se certificar de que os dados confidenciais não serão revelados na mensageria. Uma vez que a exposição da estrutura do código interno pode gerar invasão aos acessos dos sistemas da empresa.
Portanto, é fundamental que a empresa exponha nas mensagens de erro apenas as informações necessárias para direcionar o usuário interno da aplicação.
Alguns cuidados pertinentes ao setor de DevOps e o TI ajudam a aumentar a segurança dos sistemas da empresa, entregando os melhores serviços aos clientes internos e externos.