Educação

Apenas 21 prefeituras de São Paulo retomaram as aulas presenciais nas escolas estaduais

De acordo com levantamento da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP), apenas 21 prefeituras reabriram as escolas estaduais em São Paulo.

Segundo o Governo de SP,  128 municípios sinalizaram retorno das escolas da rede em setembro. Contudo, ao levantamento da Undime-SP, apenas 21 informaram a retomada.

O Estado possui ao todo 645 municípios. Desse modo, o número corresponde apenas a 4% das prefeituras que responderam ao levantamento.

Além disso, o levantamento prévio indicou que a maioria dos municípios – cerca de 67% – ainda não definiu se as atividades presenciais de ensino voltam este ano. Enquanto 32% dos municípios afirmou que o retorno deve ocorrer em 2021, só 1% pretende que as atividades de ensino voltem ainda em 2020.

De acordo com Márcia Bernardes, presidente da Undime-SP, os municípios foram “mais conservadores, principalmente por causa dessa grande responsabilidade diante da tomada de decisão”.

De acordo com o Plano SP, as atividades puderam ser retomadas a partir da última terça-feira (08). Os municípios que já estão há 28 dias na faixa amarela do Plano já podem reabrir as escolas.

Diretrizes para volta às aulas

Assim, no dia 1º, o governo de SP publicou as diretrizes para a volta às aulas no Diário Oficial. As escolas devem funcionar com apenas 35% do nº total de alunos. Já na rede estadual o limite é de 20%.

No entanto, a retomada é parcial. Assim, as aulas como parte das atividades curriculares não poderão ocorrer ainda. Estão liberadas apenas as seguintes atividades:

  • reforço e recuperação da aprendizagem;
  • acolhimento emocional;
  • orientação de estudos e tutoria pedagógica;
  • plantão de dúvidas;
  • avaliação diagnóstica e formativa;
  • atividades esportivas e culturais.

Apesar do aval do governo, pais de alunos e responsáveis ainda temem mandar os alunos às escolas. Ademais, os docentes também temem o risco de aumento de contágio da covid-19.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Leia também Enem 2020: Inep abriu o período de inscrição para a RNC.