Os beneficiários do auxílio emergencial 2021, especificamente do grupo geral, podem antecipar o saque do benefício. Desde que foi lançado, o programa libera suas parcelas em duas etapas, primeiro são depositadas na conta poupança social digital e depois de alguns dias são liberadas para saques em espécie.
Ambos os calendário seguem a ordem escalonada, conforme o mês de aniversário dos contemplados. Sendo assim, após os depósitos de uma mesma parcela para os cidadãos, incluindo os meses de janeiro a dezembro, é liberado o calendário saques e transferências do auxílio.
A restrição do saque imediato ao depósito, serve para evitar aglomerações nas unidades das casas lotéricas e agências da Caixa Econômica. Este método vem tendo um retorno positivo desde então.
Além do mais, através do Caixa Tem, o segurado pode movimentar o dinheiro por meio de transações virtuais, disponibilizadas pelo próprio aplicativo. Com ele, o cidadão consegue pagar compras e boletos, realizar compras online com o cartão de débito virtual e presenciais mediante a leitura do QR Code, recarga de celular, entre outros serviços.
O cidadão que recebe o auxílio emergencial e que tem interesse em antecipar o saque do benefício, pode realizar um procedimento por meio do PIX, um sistema de pagamentos instantâneos criado em 2020 pelo Banco Central.
Porém, vale ressaltar que as movimentações com o PIX só são liberadas desde que os pagamentos ou transferências sejam realizados em contas que não possuem a mesma titularidade. Ou seja, o beneficiário só consegue enviar o seu dinheiro para contas de terceiros, por meio do PIX.
Para todos os efeitos, para utilizar a ferramenta, é necessário ter cadastrado alguma chave de acesso. Veja como cadastrar uma chave no PIX do Caixa Tem e como utilizá-la:
Com isso, é possível realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais e transferências via PIX. Confira como fazer:
Este procedimento pode ser utilizado caso o segurado deseje antecipar o seu benefício. No entanto, será necessário a cooperação de terceiros, amigo ou familiar, para receber os valores na conta.