Atuar com planejamentos é fundamental para todas as empresas, visto que através dos planejamentos a empresa pode atuar com antecipação de demandas negativas.
No entanto, por muitas vezes pode ocorrer alguma situação não prevista que não permite que os objetivos sejam alcançados da forma originalmente planejada. Geralmente, essas situações imprevistas se referem a fatores externos que interferem no fluxo de oferta e demanda.
Por isso, dentro de um plano é importante que a empresa acompanhe as etapas da execução. Isso porque o mercado não é estático, ele se adapta às mudanças disruptivas e intangíveis.
Sendo assim, a gestão precisa acompanhar as mudanças do mercado para que possa direcionar as ações dentro dos planejamentos em execução.
Um dos pontos mais positivos quanto a essa analise do mercado é o fato de que a empresa evita a obsolescência de seu produto ou serviço.
Haja vista que uma vez que existe clareza de que o produto principal da sua empresa corre o risco de entrar em desuso, poderá redirecionar o foco. Ao passo que invista em outras possibilidades.
Portanto, os planejamentos são fundamentais para uma empresa, independentemente do porte, segmento ou nicho de mercado.
Decerto que quando uma empresa planeja suas ações, as ameaças oriundas das mudanças do mercado, se tornam oportunidades para que a empresa possa crescer de forma segmentada.
Sendo assim, o planejamento é um dos pilares para que uma empresa possa crescer, uma vez que é uma forma de colocar na rotina dos processos os valores e a visão do negócio.