Qual estudante que nunca sentiu a angústia por tirar nota baixa, não é mesmo? Dificilmente encontraremos alguém que nunca tenha se sentido frustrado nos estudos por conta disso. Afinal, não há como ser “invencível” em todas as matérias, a vida inteira, certo?
Por isso, é fundamental aprender a lidar com essa situação para que ela não desmotive você, sempre que acontecer. Assim será possível ter uma nova perspectiva sobre os estudos, viabilizando um desenvolvimento mais interessante.
Pensando nesses pontos, fizemos este guia com diversas práticas que podem ajudar você nesse sentido. Vamos lá!
A angústia por tirar nota baixa é muito natural e pode aparecer em diversas fases de nossas vidas. Aprender a escutá-la e a ressignificá-la é que poderá ajudar você a atravessar o momento da melhor forma. Veja algumas dicas:
Não queira parecer uma pessoa extremamente forte e inabalável. Se a angústia por tirar nota baixa aparecer, dê um tempo para si mesmo! Desfoque dos estudos, nem que seja por algumas horinhas, e sinta as suas emoções.
Pense sobre cada uma delas, entenda por que você está se sentindo dessa forma, e assim por diante. Desse modo você já vai ressignificando as suas emoções e percebendo que, talvez, a angústia por tirar nota baixa não merece tanta atenção assim.
Quando você se sentir mais tranquilo e conformado com a situação, é hora de analisar e absorver os ensinamentos que os erros podem proporcionar.
Refaça a sua prova em casa. Analise quais foram os pontos que você deixou de estudar e anote tudo isso. Dessa forma você terá um roteiro de estudos que poderá lhe ajudar na hora de se planejar para a próxima etapa.
E lembre-se ainda de que esse momento não é para se crucificar e ficar pensando coisas do tipo “como eu fui errar isso”. Não faz sentido ter essa perspectiva, ok? Mas sim, lembre-se de que os erros acontecem, e fazem parte do desenvolvimento de qualquer estudante.
Aprenda com eles, não os use como punição.
Mudar a perspectiva da situação também pode ser um bom caminho. Dessa forma você começa a perceber que ninguém é perfeito, e que todo mundo errará cedo ou tarde.
Assim, a angústia por tirar nota baixa tende a diminuir, uma vez que você tira de si aquela carga de ser uma pessoa “incapaz”. Afinal, isso não é verdade! Todos os estudantes são capazes, cada qual dentro das suas falhas, imperfeições e limites.
Ao invés de ficar se prendendo apenas no erro, que tal começar a pensar na próxima etapa?
Siga adiante com os seus novos aprendizados e vá em frente. Você terá novas oportunidades para se superar e se sentir muito motivado nos estudos. Só não vale desistir apenas por conta da angústia por tirar nota baixa, hein? Você merece muito mais do que um julgamento baseado em uma única nota. Seja mais gentil com você!