São muitas os novos entrantes no mercado na atualidade, por isso, o empreendedor atual precisa lidar com vários fatores externos e não controláveis.
Por isso, é muito utilizada a matriz SWOT (Strengths – Forças; Weaknesses – Fraquezas; Opportunities – Oportunidades; Threats – Ameaças) que possibilita para a empresa estudar os ambientes e amparar suas estratégias.
Sendo assim, a análise de ambientes pode ajudar muito nessa demanda, visto que através do estudos da matriz SWOT é possível que o empreendedor identifique as forças e fraquezas do seu negócio e elabore a gestão estrategicamente.
No entanto, é importante analisar também as tendências de mercado dentro do seu segmento, uma vez que novos produtos ou serviços podem estimular p cliente e alterar a dor da persona, ou seja, a necessidade principal do cliente pode ser direcionada de acordo com novos estímulos oriundos da concorrência, trazidos por novos entrantes no empreendedorismo.
Por isso, a criatividade e a inovação são fatores primordiais no mercado atual, visto que é possível empreender através de uma ideia inovadora que já alcançaram uma liderança de nicho de mercado.
Sendo assim, o empreendedorismo é uma oportunidade de negócios, ao passo que é uma ameaça para uma empresa tradicionalista e até mesmo para quem acabou de entrar no mercado.
No entanto, o que é uma ameaça pode se transformar em uma oportunidade para uma empresa preparada. Sendo assim, o empreendedorismo atual exige adaptabilidade, estratégias e planos de negócios.
Por isso, é fundamental que a empresa tenha um foco para que os novos estímulos não mudem totalmente seu segmento. Dessa forma, a gestão deve direcionar suas estratégias de maneira que resultem assertivamente. Portanto, é fundamental que o empreendedor tenha foco, adaptabilidade e flexibilidade. Uma vez que o mercado atual não é estático e a volatilidade deve ser considerada.