As análises financeiras são fundamentais para a empresa viabilizar orçamentos para seus projetos futuros, bem como para direcionar seu capital de giro de forma correta.
Sendo assim, é fundamental para a gestão da empresa atuar através de análises e estratégias, uma vez que é preciso que a gestão da empresa tenha assertividade quanto a situação financeira da empresa.
Além disso, é necessário que as ações corroborem estrategicamente a empresa no mercado atual. Ao passo que viabilizem os planejamentos futuros. De forma que a empresa esteja atualizada quanto às situações diversas implícitas nas ofertas e e demandas atuais.
Além disso, é fundamental que a gestão da empresa direcione os orçamentos por centro de custo, para que cada área atue com um budget limitado. Assim sendo, a empresa pode reduzir perdas financeiras com projetos inacabados.
Contudo, é importante analisar situações sazonais ou emergentes, que podem requerer um orçamento fora do combinado oficialmente. Por isso, dentro da gestão financeira é fundamental que a empresa tenha uma reserva para custos extras, como ações judiciais, por exemplo.
Sabemos que na prática não é fácil realizar essa reserva, porém, as análises financeiras devem ser feitas exatamente para que a empresa possa gerar valor, realizar as manutenções e amparar as demandas futuras. Sendo assim, é importante a clarificação da gestão quanto a inviabilidade financeira de projetos no momento, ao passo que os planejamentos possam ser refeitos, caso necessário.