Empreendedorismo

Análises Diversas na Elaboração Estratégica

Alcançar os objetivos através da análise de ambientes

Para que uma empresa possa alcançar seus objetivos é fundamental a atuação através de análises e planejamentos estratégicos. Sendo assim, é necessário fazer um levantamento de ambientes para que a empresa entende a sua real situação no mercado.

Uma estratégia muito válida quando pensamos em análise de mercado é a matriz Swot (Strenghts – Forças; Weaknesses – Fraquezas; Opportunities – Oportunidades; Threats – Ameaças), visto que é uma maneira otimizada de analisar as forças e fraquezas de uma empresa, bem como, seus ambientes interno e externo.

Todavia, é necessário que a empresa tenha uma clareza sobre quais são esses pontos. De forma sucinta, essa análise se refere a fatores como concorrência, novos entrantes no mercado, a força que a empresa possui, como por exemplo, algum produto diferenciado ou exclusivo. 

Clareza sobre a realidade para elaborar estratégias futuras

Sendo assim, os fatores não controláveis, como a pandemia na qual estamos vivendo, enchentes etc. Tudo isso deve ser analisado para que a gestão possa elaborar estratégicas. Por exemplo, é possível elaborar uma estratégia para que a empresa faça uma entrega mais rápida. Porém, se a empresa fisicamente estiver em um local que sofre alagamentos constantes, essa ideia se torna inviável, visto que se trata de uma promessa ao cliente que não será cumprida.

Dentro de um planejamento estratégico a empresa pode ter uma clareza sobre esses fatores. Sendo assim, somente após essa clareza é possível que a empresa elabore estratégias que amparem suas necessidades, por exemplo, é possível que a empresa direcione um planejamento para melhorar a sua imagem por meio do marketing digital ou aumente a produção de determinado produto. No entanto, pode-se chegar ao denominador comum de que falta na empresa um sistema atualizado ou outro fator.

Sendo assim, as estratégias são os amparos objetivos e dependem das análises. Por isso, devem ser acompanhadas periodicamente para direcionar a empresa no mercado atual.