Análise SWOT e seu negócio, você deve estar se perguntando o que eles têm em comum, não é?
Mas antes disso, vamos analisar do se trata a análise SWOT.
Nessa análise pode-se estudar os pontos fortes e fracos da empresa, assim como também oportunidades e ameaças.
SWOT vem do inglês, das palavras strenghts, weakness, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Ela analisa tanto as atividades internas da empresa relacionadas a forças e fraquezas, como as externas, ligadas a oportunidades e ameaças futuras.
Através dela é possível identificar:
Quando utilizada ajuda a identificar falhas ou possíveis falhas em uma estratégia.
Pensar na melhoria do negócio é algo que deve ser constante em uma empresa.
Quando um empreendedor faz o planejamento estratégico de sua empresa, ele não deve pensar somente onde quer chegar, mas como vai chegar e quem vai poder ajudar.
Criar um planejamento estratégico é pensar na melhoria do negócio, estabelecer metas e objetivos a serem atendidos.
Além de ser essencial para saber para onde a empresa está indo e se está alcançando as metas.
Pode parecer complicado, mas com o tempo acaba se tornando rotina, controlar e fazer o planejamento.
Faça uma análise do que sua empresa é realmente boa:
Esses são alguns dos fatores que devem ser analisados e a vantagem deles sobre a concorrência.
Tudo aquilo que interfere ou prejudica o desenvolvimento dos negócios. Conhecidas como pontos fracos internos, como:
Analise cada item desse, ou seja, cada fraqueza de forma separada, para saber quais foram as razões delas terem acontecido.
Estar atento a oportunidades é um dos requisitos de um bom empreendedor.
Entre as oportunidades estão: organizar eventos, crias páginas nas redes sociais ou até mesmo participar de feiras, eventos afim de atrair novos clientes.
É tudo que oferece risco ao seu negócio, como um novo concorrente, um novo imposto a ser pago, aumento do valor da matéria-prima.
Qualquer fator que interfira no andamento do seu negócio negativamente, como uma estratégia utilizada pelo concorrente que faça com que a empresa dele se destaque da sua.
Portanto, para uma boa análise de SWOT devem ser analisados: ambiente externo e interno.
A análise é uma ótima forma de traçar objetivos e mensurar resultados da empresa.
O empreendedor deve nesse planejamento determinar metas e ações, pontos fortes e pontos fracos da organização.
Esse planejamento pode ser executado por meio do plano de negócios, com o objetivo principal de indicar as principais características e necessidades do empreendimento.
Não existe um período certo para realizá-lo, o empreendedor deve avaliar o estágio que a empresa está e como ele deseja que ela esteja daqui a um tempo.
Quando o empreendedor é um MEI, o planejamento serve como um auxílio em como investir na empresa, planejar uma contratação (MEI pode ter um empregado registrado) ou terceirizar atividades.