A análise financeira é fundamental na empresa, independentemente do seu porte, nicho ou segmento. Visto que é necessário que a empresa tenha uma consciência econômica da sua situação para viabilizar projetos e aumentar a sua capacidade de lucratividade.
Por isso, é muito importante que a gestão da empresa tenha a capacidade de desenvolver e avaliar a sua situação financeira periodicamente. Sendo assim, muitas empresas podem fazer uso de diversos indicadores que auxiliam nas análises de desempenho da empresa, contribuindo assim para a tomada de decisões.
Todavia, a análise financeira também passa por mapeamentos de processos internos, pois a empresa pode ter uma necessidade de reavaliação do fluxo de diversas áreas.
Por isso, é importante que a empresa tenha um planejamento orçamentário antes de aprovar projetos. Dessa forma, poderá viabilizar recursos e otimizar a empresa de maneira holística.
Além disso, é muito importante analisar a capacidade de estabilidade e lucratividade da empresa. Por isso, uma análise financeira requer um acompanhamento dos custos fixos, assim como possíveis ações para reduzi-los.
Todavia, os custos fixos diversos dificilmente poderiam ser reduzidos já que são iminentes à manutenção e assistência da empresa. Além disso, é importante para a análise financeira da empresa a gestão dos seus custos variáveis, esses sim podem ser alterados em muitos casos. Bem como, os custos operacionais já que alguns projetos podem viabilizar a empresa financeiramente, como, por exemplo, a implementação de um novo sistema, visto que pode eliminar etapas de processos e, até mesmo, aumentar a lucratividade, ainda que indiretamente.
Além disso, uma análise financeira requer que a empresa avalie seus preços de venda, faça um registro correto do seu fluxo de caixa para que possa utilizar de maneira otimizada o seu capital de giro.
Por isso, vários fatores são implícitos a essa necessidade, todavia, é uma das formas de manter a saúde financeira da empresa e amparar seu próprio crescimento.