É importante entender a entrevista de emprego como uma oportunidade de destaque para o seu perfil e não como uma forma de julgamento de sua personalidade.
Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato deve considerar que passou por uma importante etapa de triagem, e, portanto, o seu currículo está apto à vaga em questão.
Sendo assim, a entrevista de emprego se refere a uma apresentação de seus pontos fortes e um alinhamento dos objetivos envolvidos. Para direcionar o seu perfil durante a entrevista de emprego, apresente situações que destaquem os resultados obtidos em seus empregos anteriores.
Considere informar situações concretas que destaquem a sua proatividade; liderança; senso de urgência; facilidade para alcançar metas; gerenciamento de projetos; gestão de pessoas; elaboração de treinamentos; distribuição de equipamentos de segurança; controles internos; entre outros aspectos que sejam importantes para o seu perfil profissional.
Além disso, é cabível considerar a entrevista de emprego como uma maneira de se destacar objetivamente, considerando também seus pontos fracos. Já que é comum que durante o processo seletivo, o candidato seja questionado sobre seus pontos positivos e negativos.
Contudo, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente a solução de forma genuína. Dessa forma, na condição de candidato, estará demonstrando resiliência e capacidade de lidar com situações difíceis.
Por exemplo, é possível que informe a necessidade de se atualizar sistematicamente dentro da sua área de atuação, ao passo que é relevante informar que está em vias de se matricular em um curso que agregue essa tecnologia. Ainda é possível direcionar características pessoais, como timidez, por exemplo. Contudo, é relevante destacar que pretende estudar teatro.
Além dos pontos citados, o seu comportamento deve corroborar uma narrativa bem construída. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira tranquila; evite gestos em excesso; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; controle o tom da sua voz; dentre outros aspectos importantes para o seu direcionamento.
Certamente, todos os pontos citados são passíveis de adaptações, no entanto, é importante que na condição de candidato compreenda o quanto o seu direcionamento pode fazer parte de um processo resolutivo na dinâmica do mercado de trabalho atual.