O alinhamento de fim de ano pode trazer muitos benefícios para a equipe de trabalho, tanto no sentido coletivo, quanto individual. Por meio desse alinhamento, é possível obter feedbacks, alinhar expectativas, traçar novos planos, e assim por diante.
Pensando nessa prática interessante, trouxemos algumas informações que poderão ser úteis para você. Acompanhe e saiba mais.
O alinhamento de fim de ano nada mais é do que um tipo de reunião que ocorre tanto entre um colaborador e o líder, quanto entre a equipe inteira e o líder. Esse alinhamento visa trazer à tona todos os resultados que foram atingidos nos últimos 12 meses, bem como aqueles que, por algum motivo, não foram alcançados.
A partir disso, torna-se mais fácil pensar em estratégias e planos para o próximo ano, visando o crescimento individual do colaborador e do coletivo, ou seja, de toda a equipe.
O alinhamento de fim de ano pode promover uma série de vantagens para os colaboradores e, claro, para a empresa. Abaixo descrevemos algumas delas:
As metas que são traçadas no fim e no começo do ano são muito importantes. Porém, mais importante do que apenas traçá-las é acompanhá-las. Assim sendo, o alinhamento que ocorre no fim de ano pode proporcionar essa análise de tudo o que foi atingido nos últimos meses, visando averiguar como foi o desempenho do time, o que mais funcionou e o que precisa ser remodelado, e assim por diante.
Por falar em o que “precisa ser remodelado”, que citamos acima, o alinhamento de fim de ano também proporciona uma oportunidade para o grupo pensar em novos planos para o futuro.
Assim, torna-se possível analisar e implementar estratégias de crescimento que vão preparar o ano de 2023 para que a equipe vá ainda mais longe – e com mais facilidade e coesão.
Alinhar expectativas é muito importante. Assim, evita-se o retrabalho e, também, a frustração de um dos envolvidos no trabalho.
Por exemplo, se o seu chefe espera determinado resultado Y em uma atividade, mas você está se preparando para entregar X, então as expectativas não estão alinhadas.
Dessa forma, o alinhamento de fim de ano também pode proporcionar essa organização das expectativas, referente aos próximos passos que serão dados no trabalho.
Nesse alinhamento que acontece no fim do ano você pode mostrar os resultados que obteve sozinho. Dito de outro modo, pode mostrar o quanto você agregou valor para a empresa, fazendo uma verdadeira “propaganda” do seu trabalho.
Esse tipo de postura pode ajudá-lo a chamar a atenção positivamente para si, resultando em bonificações, promoções e reconhecimentos. Vale a pena usar esse momento para mostrar o que você realmente fez nos últimos 12 meses. 😉
Por fim, o alinhamento também pode proporcionar um momento de feedbacks construtivos, que poderão ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente rumo ao seu crescimento.
E você? Já agendou o seu alinhamento de fim de ano? Considere falar com o seu chefe sobre a possibilidade. 🙂