Neste texto, apresentamos alguns alimentos que podem estar fazendo mal e você nem sabe. Isso porque, às vezes, consumos preparos caseiros e, por isso, cremos que eles são completamente saudáveis, quando na verdade, podem ser mais maléficos do que pensávamos.
Pensando nisso, trouxemos algumas considerações que podem ajudar você a refletir sobre a alimentação diária de uma forma positiva. Acompanhe.
Estes alimentos podem estar fazendo mal e você nem percebeu ainda:
Os molhos prontos, como por exemplo o de tomate, pode ser considerado um ingrediente essencial no preparo de diversos alimentos caseiros. Porém, o seu consumo em excesso pode ser prejudicial para a saúde.
Isso decorre do fato de que a maior parte desses molhos prontos contêm uma grande quantidade de conservantes e sódio, que podem provocar efeitos maléficos na saúde.
Especificamente o sódio pode aumentar as chances de cálculos renais, além de estar associado com a retenção de líquido.
Os cereais matinais, muitas vezes, são vendidos como uma opção “maravilhosa” para o café da manhã. As embalagens são convidativas, dando a entender que o fato de misturar o cereal com leite o torna saudável.
Porém, como estamos falando de alimentos que podem estar fazendo mal, fique atento! Esse tipo de preparo, acima de tudo, é industrializado e cheio de açúcar. Logo, pode estar provocando malefícios como:
Ler a embalagem do cereal e verificar a informação nutricional é relevante para escolher algo que realmente não venha fazer mal.
O sanduíche de presunto é muito saboroso e todo mundo ama encará-lo como um alimento 100% natural. No entanto, o presunto é um tipo de “carne processada”, ou seja, que passa por um refinamento, recebendo grande quantidade de gordura, sódio e conservantes em muitos casos.
Portanto, esse consumo pode ser prejudicial para a saúde do coração e dos rins, devido à quantidade de substâncias nocivas à saúde.
Por fim, temos os maiores vilões silenciosos: os alimentos que têm cara de saudável, mas contêm temperos prontos.
É o caso daquele feijão saboroso que amamos consumir no almoço: embora ele, por si só, seja saudável, o uso excessivo de temperos prontos aumenta o consumo de sódio e até desequilibra a nossa capacidade de detectar sabores.
Logo, podemos estar “bagunçando” o paladar e ainda aumentando o consumo de sal de maneira exagerada, colocando em risco a saúde dos rins e do coração, por exemplo.
Por conta disso, fique atento ao tipo de tempero usado na alimentação.
É claro que é quase impossível viver consumindo apenas o que é 100% saudável. Porém, manter um equilíbrio é fundamental para a qualidade de vida. Nesses casos, um nutricionista pode ajudá-lo. Não deixe de conversar com um profissional na hora de implementar uma dieta mais balanceada.