Você sabe quais são os alimentos para evitar durante a gravidez? Sabe quais tipos de preparos podem apresentar riscos tanto para a saúde da mulher, quanto para o bebê?
Em nosso conteúdo vamos lhe explicar com mais detalhes alguns pontos muito importantes sobre o tema. Acompanhe.
Durante a gestação é preciso que a mulher atente-se para a sua rotina de exercícios e de alimentação, a fim de ter uma gravidez saudável, segura e bem-sucedida.
Por conta disso, é necessário ter cuidado e atenção com os alimentos que você consome, evitando os que podem apresentar riscos para a saúde.
Isso porque algumas opções e preparos podem ter toxinas e até mesmo bactérias que podem ser prejudiciais não apenas para o bebê, como também para a saúde da mulher como um todo.
Veja quais são estes alimentos que devem ser evitados:
Alguns tipos de peixes costumam conter grandes quantidades de mercúrio em seus tecidos adiposos. Este componente pode ser prejudicial para o desenvolvimento neurológico do bebê, e por conta disso devem ser evitados.
O frango jamais deve ser consumido cru ou mal passado, pois este alimento pode transmitir salmonela, que é extremamente prejudicial para a saúde a mãe e do bebê. Por isso, se for consumir frango, que seja bem passado e, no caso de requentar o prato, que ele seja bem aquecido para evitar que haja vestígios de salmonela no mesmo.
Os lácteos e leites não pasteurizados podem conter a bactéria Listeria, que é altamente prejudicial para a gestação. Esta bactéria é nociva a ponto de provocar aborto espontâneo e complicações intensas. Por conta disso, evite este tipo de bebida e prefira produtos pasteurizados.
Apesar de poucas pessoas consumirem o ovo cru propriamente dito, você pode estar consumindo-o sem nem perceber. Isso porque algumas saladas e maioneses são preparadas com a mistura da gema crua com a cozida, deixando este alimento mascarado na preparação.
O grande perigo surge a partir do momento que ovos crus também podem estar carregados de salmonela, e por conta disso devem ser evitados.
Lembra quando comentamos que algumas toxinas e bactérias podem ser prejudiciais para a gestação? Pois é! No caso das frutas e vegetais, você precisa se certificar da procedência, além de higienizar adequadamente para evitar que toxinas cheguem ao seu prato.
Prefira sempre produtos orgânicos e conheça a verdureira que você costuma comprar os alimentos.
O amendoim é um dos alimentos para evitar durante a gravidez pois conta com um tipo de mofo que se chama afla toxina, sendo este o responsável por desencadear diversos tipos de alergias nos bebês.
As bebidas alcoólicas podem dificultar o desenvolvimento do bebê, promovendo até mesmo atraso no crescimento. Além disso, a crise de abstinência em bebês é uma triste realidade que pode acontecer caso a mãe consuma a substância durante a gestação.
Além de se atentar à lista de alimentos para evitar durante a gravidez, lembre-se de que uma conversa franca com o seu médico é muito importante.
Aponte para ele quais são os alimentos que você mais consome e peça algumas sugestões para substituí-los.
Considere ainda elaborar uma dieta com um profissional de nutrição, para assim garantir uma gestação segura, saudável e bem-sucedida.
Leia também: Melhorar a qualidade do sono: Dicas para dormir bem.