Os alimentos antioxidantes são os queridinhos de quem ama cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, da beleza. Isso porque eles podem promover uma série de benefícios para a nossa pele, por exemplo, prevenindo o envelhecimento precoce e deixando a textura mais bonita.
Neste texto, apresentamos uma lista com esses alimentos para que você comece a incluí-los em um cardápio baseado em uma alimentação mais saudável. Acompanhe!
São diversas as substâncias que têm o efeito antioxidante em nosso organismo. Dentre elas, podemos citar os flavonoides e as vitaminas A, C e E. Dentro do nosso corpo, elas agem contra os temidos radicais livres, sendo estes os responsáveis por acelerar a oxidação das células e o envelhecimento dos nossos tecidos.
Quando pensamos nos alimentos antioxidantes, a boa notícia é que existem opções para todos os gostos. Isto é, você não precisa consumir aquela fruta que não o agrada, mas, sim, pode investir em outro alimento que caiba perfeitamente no seu cardápio.
Outro ponto que é importante destacar é que cada indivíduo possui um organismo único, por isso, a quantidade de alimentos que será ingerida depende do seu tipo físico. Nesse caso, para acertar na quantidade de alimentos antioxidantes na dieta, converse com o seu nutricionista, combinado?
Vejamos agora uma breve lista com algumas opções de alimentos que contêm substâncias antioxidantes:
Viu só como são muitas possibilidades diferentes? Além de tudo, os alimentos antioxidantes também são super versáteis e podem ser incluídos em diversas refeições. Por exemplo, o azeite de oliva pode muito bem ser acrescentado em diferentes preparos, desde as refeições principais, até aquelas um pouco menores, como um lanchinho preparado com um ovo frito.
Já a cebola e o alho estão presentes em muitos preparos diferentes da cozinha brasileira, o que facilita na hora de incluir esses bons alimentos na dieta.
Veja também: Formas eficazes de evitar o envelhecimento da pele
Afinal, por que esses alimentos são considerados amigos da beleza? A resposta é simples: quando consumimos alimentos que são capazes de combater os radicais livres, nós estamos protegendo o organismo como um todo.
Isso significa que as funções do corpo funcionarão mais adequadamente, mantendo a integridade dos tecidos e a saúde de uma forma geral. Além disso, os radicais livres são um dos principais agentes causadores do envelhecimento precoce da pele.
Por isso, investir em alimentos antioxidantes é investir em uma proteção a mais para o tecido cutâneo, promovendo mais beleza e autoestima para si mesmo.
Vale a pena apostar em alimentos saudáveis e que contribuem, ao mesmo tempo, para a manutenção da nossa beleza, não é mesmo? Por isso, converse com a sua nutricionista e questione sobre os alimentos antioxidantes!