Brasileiros comemoram a BRILHANTE NOTÍCIA sobre geração de empregos no país

Confira os dados oficiais

De acordo com informações oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), 241.785 novos postos de trabalho formais foram gerados em fevereiro.

CLT: Novo Caged aponta geração positiva de novos empregos em todo o Brasil

Segundo destaca o Ministério do Trabalho e Previdência, de acordo com dados oficiais do Caged, no mês de fevereiro, 1.949.844 de profissionais foram admitidos, ao passo que 1.708.059 trabalhadores foram demitidos.

Dessa forma, o fluxo de admissões e desligamentos resultou em 241.785 novos empregos no país, destes, 164.443 podem ser considerados típicos e 77.342 não típicos, segundo informações oficiais.

Destaque feminino

A geração de empregos para mulheres ganhou destaque em fevereiro de 2023, visto que foram mais de 125.311 postos de trabalho, ao passo que o número oficial de empregos formais para homens é de 116.474.

Além disso, segundo informações do Novo Caged, 261 novos postos de trabalhos foram direcionados para profissionais com alguma necessidade especial.

Dados oficiais

Segundo informações oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo para o país foi positivo, já que a geração de emprego no mês de fevereiro de 2023 ocorreu em todas as 27 unidades federativas. Além disso, 4 dos 5 grupos de atividades econômicas do Brasil empregaram no mês de fevereiro.

No acumulado do ano foram 326.356 novos postos de trabalho, sendo um dado relevante, considerando a geração de emprego em quase todo o Brasil.

O Novo Caged considera que houve uma recuperação no estoque total de empregos, visto que foram mais de 42.770.781 trabalhos formais e  4.557.788 postos de trabalhos atípicos.

Conforme mensurações anteriores, o destaque de novos empregos no Brasil é do setor de serviços, pois foram 164.200 novos postos de trabalho.

Setor de serviços é o que mais emprega no país

Dentro do setor de serviços, destacam-se as áreas de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde e serviços sociais, já que essas áreas empregaram mais de 90 mil  profissionais.

A indústria ocupa o posto de segundo maior gerador de empregos formais no Brasil, visto que o saldo do setor industrial é de 40.380 novos empregos.

A construção civil empregou 22.246 trabalhadores, ao passo que a agropecuária empregou 16.284 profissionais.

Saldo negativo no comércio

Por fim, o setor do comércio foi o único setor com o resultado negativo na mensuração do Caged referente a fevereiro de 2023, já que os desligamentos superaram os novos empregos, de modo que o saldo ficou negativo em 1.325 postos de trabalho.

Os dados do Caged são referências para diversas políticas públicas e investimentos privados, considerando que são dados relevantes sobre emprego e renda do país, já que esse fluxo ocorre de acordo com a oferta e demanda dos setores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.