Tecnologia

ALERTA! Sua conta poderá ser DELETADA pelo Google nos próximos meses; entenda

Dentro de mais alguns dias, o Google deverá iniciar o processo de exclusão de contas inativas da sua plataforma. De acordo com as informações oficiais, a ideia é excluir os perfis que estão há dois anos ou mais sem nenhum tipo de uso. Tais perfis serão oficialmente deletados já a partir do próximo dia 1º de dezembro.

“Os produtos do Google se reservam o direito de excluir seus dados quando sua conta não for usada nesse produto por um período de dois anos. A partir de 1º de dezembro de 2023, Contas do Google que atendam a esse critério poderão ser excluídas”, diz o comunicado.

A medida, no entanto, vale apenas para as contas pessoais. Assim, perfis de organizações como escolas e empresas não serão excluídos, mesmo que eles estejam em situação de inação há mais de dois anos. Segundo a empresa, o objetivo das exclusões é “coibir roubos de identidade e conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam.”

O que diz o Google

“Mesmo com essas proteções, se uma conta não for usada por um longo período de tempo, é mais provável que seja comprometida. Isso ocorre porque as contas esquecidas ou não atendidas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário”, diz o Google.

“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa”, segue a empresa.

Aviso

O Google destacou, no entanto, que vai notificar os usuários com antecedência antes da exclusão oficial das suas contas. De acordo com a empresa, a ideia é que o indivíduo tenha a oportunidade de tomar providências, antes de ter a sua conta definitivamente excluída.

Assim, é possível que você receba algumas notificações nas próximas semanas, tanto para a Conta Google, como também para o e-mail de recuperação, caso conte com um.

O que será deletado?

Ainda tomando como base as informações do Google, serão deletados contas inativas como:

  • e-mails e o perfil do Google;
  • conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda);
  • YouTube;
  • Google Fotos.
Até mesmo contas do YouTube poderão ser deletadas. Imagem: Reprodução

Como evitar a exclusão da conta no Google

Se você tem uma conta inativa, e não quer que ela seja excluída, a dica é realizar alguma atividade simples, para que ela volte a ser considerada ativa, e não tenha mais chances de exclusão.

Abaixo, você pode conferir uma lista de ações simples que podem fazer a diferença neste sentido. O usuário poderá salvar seu perfil:

  • Lendo ou enviando um e-mail;
  • Usando o Google Drive;
  • Assistindo a um vídeo do YouTube;
  • Baixando um aplicativo na Google Play Store;
  • Usando a Busca do Google;
  • Usando o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.

“Se você tiver uma assinatura existente configurada por meio de sua Conta do Google, por exemplo, para o Google One, uma publicação de notícias ou um aplicativo, também consideramos essa atividade da conta e sua conta não será afetada. Adicionalmente, não temos planos neste momento para excluir contas com vídeos do YouTube publicados”, diz o Google.

“Conforme anunciado anteriormente, você precisará fazer login especificamente no Google Fotos a cada 2 anos para ser considerado ativo, o que garantirá que suas fotos e outros conteúdos não sejam excluídos. Da mesma forma, enviaremos várias notificações antes de realizarmos qualquer ação.”

“Incentivamos os usuários a fornecer um e-mail de recuperação ao criar uma conta. É importante certificar-se de que este e-mail de recuperação nas configurações da sua conta esteja atualizado.”