Após a passagem de dois ciclones extratropicais e suas frentes frias, houve chuvas incessantes, frio intenso e tempestades. Isso ocorreu especialmente na Região Sul e parte dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Assim, uma massa de ar polar avançará pelo centro-sul do Brasil na próxima semana.
Os modelos indicam a tendência de um evento de frio intenso, com risco de geadas generalizadas na Região Sul. Ademais, ocorrerão geadas menos intensas e mais localizadas no Sudeste e parte de Mato Grosso do Sul. Além disso, há potencial para a ocorrência de neve nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na próxima semana, a formação de um ciclone e a atuação de uma frente fria trarão o potencial de tempo severo para a Região Sul. Veja o que acontecerá a cada dia.
Na segunda-feira (10), espera-se a formação do segundo ciclone extratropical, o que trará risco de tempo severo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Já pela manhã, são esperadas chuvas intensas e tempestades nas regiões oeste e sudoeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e região das Missões no Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, as instabilidades se intensificarão e se espalharão para as demais áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A entrada do ar polar está prevista para a próxima terça-feira (11). O ciclone já estará formado e atuando no oceano, enquanto sua frente fria permanecerá estacionária sobre o estado do Rio Grande do Sul. Com isso, causará chuvas intensas e tempestades. Há potencial para alagamentos e inundações na metade norte e leste do estado. À noite, o ar polar começará a ser transportado para o sul do Rio Grande do Sul, e as temperaturas poderão ficar abaixo de 10°C nas localidades de fronteira.
Na quarta-feira (12), a frente fria avançará pela Região Sul e, à noite, alcançará a divisa com o estado de São Paulo, causando chuvas intensas e tempestades ao longo de seu deslocamento pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Existe um alto potencial de tempo severo nesse período.
As baixas temperaturas, combinadas com a possibilidade de chuva, podem resultar em precipitação invernal, com previsão de ocorrência de neve na quinta-feira (13). Com a progressão da frente frontal, a massa de ar polar intensa começará a atuar em toda a Região Sul. Assim, chegará ao Mato Grosso do Sul, oeste e áreas próximas da divisa entre São Paulo e Paraná à noite. São esperadas geadas na região serrana da Região Sul.
Neste dia, a frente fria estará enfraquecida entre os estados do Paraná e São Paulo, mas ainda contribuirá para chuvas de intensidade moderada. No leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, haverá formação de nebulosidade que poderá causar precipitação.
Com a entrada da massa de ar polar, as temperaturas nas regiões da Serra Gaúcha e Catarinense chegarão próximo de 0°C no final da tarde. As baixas temperaturas combinadas com a possibilidade de chuva podem resultar em precipitação invernal, e os modelos indicam a possibilidade de ocorrência de neve.
Já na sexta-feira, o risco de geada se espalhará pelo Rio Grande do Sul, Serra, Planalto e Oeste de Santa Catarina, além do sul do Paraná. A massa de ar polar atuará sobre a Região Sul e se estenderá até a região central do Brasil. Ao mesmo tempo, o sistema favorecerá os ventos do sul e sudeste do oceano em direção ao litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, tornando o tempo frio e chuvoso nessas áreas do Sudeste.
Durante o fim de semana, a massa de ar polar continuará reduzindo as temperaturas na região central do Brasil, especialmente no Sudeste. Com isso, criará condições favoráveis para a formação de geadas no sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira e em áreas mais elevadas do Rio de Janeiro.
É importante ressaltar que essas são tendências, e as condições para a ocorrência de neve ou outras precipitações invernais podem sofrer alterações significativas. Recomenda-se acompanhar as previsões e os mapas dos modelos.