Alerta máximo. Pois, as chuvas intensas e granizo chegam em breve em diversos pontos do Brasil. Mas antes de efetivamente saber sobre as regiões que serão afetadas, entenda o motivo das fortes chuvas no Brasil. Além disso, confira mais detalhes de como se proteger nessas condições.
Inúmeras reportagens estão relatando as fortes chuvas que têm impactado algumas regiões brasileiras. Principalmente, as que ocorrem logo após um dia de forte calor com temperaturas elevadíssimas.
Acontece que, as chuvas no verão são naturalmente esperadas. Visto que os climas do Brasil são extremamente diversos. Desse modo, é possível ter uma demonstração de diversos deles, desde semi-árido até mesmo tropical atlântico.
Com isso, o clima brasileiro em suas diversas localidades sofre constantes variações. Entretanto, é de senso comum que as chuvas intensas de verão que costumam assolar grande parte do país.
Quando o assunto são chuvas intensas é melhor estar em alerta máximo. Pois, mesmo que o verão seja a estação mais quente do ano, nele também se concentra a maior capacidade de chuvas que podem causar grandes estragos.
Recentemente, o sudeste brasileiro sofreu diversas tempestades consecutivas. E os danos foram gigantes. Pois, ocasionaram enchentes, perdas para inúmeras famílias, tudo isso em decorrência do armazenamento de vapor que essa época acumula com o calor.
Mas não é só isso. Pois, além dos estragos causados por enchentes, também se destacam as doenças que são propagadas por conta do mau tratamento de esgoto. Além disso, outro fator, é a grande presença de lixo espalhada pela cidade que também é uma preocupação latente.
Além de chuvas intensas, ventos constantes, raios e trovões, a expectativa atual é que não só as chuvas, como também, granizo, chegue a algumas regiões. Então, por essa razão, é imprescindível manter o alerta máximo!
Por outro lado, há benefícios dessas chuvas intensas. Pois, sem nenhuma dúvida, um excelente benefício da chuva é proporcionar a rega de diversos biomas ambientais, mas não só isso. Na verdade, ela também é responsável por proporcionar o armazenamento de rios, lagos, reservatórios, que dependem dessa época de chuva para ficarem cheios.
Os granizos são formados pelas gotas de água que se evaporam de superfícies como, por exemplo, rios e mares. Assim, quando acontece essa evaporação nas nuvens as temperaturas estão abaixo de 80 °C negativos. Desse modo, essa água acaba virando gelo.
E quando as chuvas caem essa solidificação também cai, porém no formato conhecido por gelo, o qual é popularmente chamado de chuva de granizo.
Agora que já foi possível a compreensão do porquê as chuvas intensas ocorrem, seus males e também os benefícios que elas proporcionam, saiba quais serão as áreas afetadas com previsão de chuvas intensas e granizo.
Inicialmente, a grande concentração das fortes chuvas será no sudeste brasileiro. Sendo mais precisa em São Paulo, porém, além dos municípios paulistas, ela também atingirá Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Veja abaixo algumas das localidades que serão afetadas:
Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Norte Central Paranaense, Assis, Centro-Sul Mato-grossense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Zona da Mata, Norte Pioneiro Paranaense, Litoral Sul Paulista, Baixadas.
Agora que você já está em alerta máximo devido a chuvas intensas e granizo, é momento de se proteger. Então, se você viu com detalhes as regiões afetadas, mora na região e pode evitar sair de casa, faça isso.
Quando as fortes chuvas acontecem, podem também com elas acontecer grandes enchentes. Aliás, que dificultam a locomoção e por vezes, deixam o trânsito caótico.
Sendo assim, para os que irão trabalhar ou possuem urgências a resolver, protejam-se em locais fechados. Fuja de locais abertos como as praias em região litorânea. Além disso, evite ficar embaixo de árvores.
Mediante as informações que foram disponibilizadas acima mantenha-se em alerta máximo. Desta maneira, você evitará transtornos e continuará em segurança.
Se não for possível ficar em casa, siga as orientações de segurança em que foram ditas acima. Para isso, mantenha-se em locais fechados e de preferência altos, para evitar passar por enchente.
Com as dúvidas a respeito das chuvas intensas e granizo chegam em breve nesta região sanadas, basta aguardar essa frente fria que está causando esse transtorno passar junto das chuvas de verão, que são comuns nessa época.