Não é novidade para ninguém que o clima está passando por diversas alterações ao longo dos tempos. As mudanças climáticas são alterações que persistem por um longo período de tempo. Atualmente, vale destacar, muitas áreas de instabilidade têm se formado pelo país, o que vão provocar chuvas fortes.
Em primeiro lugar, em vários níveis da atmosfera está ocorrendo o que se chama de circulação de ventos. Esse fenômeno, que ocorre aqui no Brasil, ocasiona um “corredor” que leva ar quente e úmido da Região Norte do Brasil para outros estados, como, por exemplo, o Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Ademais, vale destacar que essas áreas instáveis vão se juntar com uma frente fria que já se encontra no mar. Nesta sexta-feira, ela terá um avanço pelo litoral de São Paulo, contudo, sem força para alterações do tempo no interior da Região Sudeste.
Uma massa de ar quente vai deixar a umidade do ar baixa, o que vai dificultar a ocorrência de chuva. Por conta disso, as Regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, além do Tocantins, Distrito Federal e de Goiás não devem contar com tempestades.
Alertas meteorológicos para hoje, sexta-feira, 14/10/2022
A seguir, confira a lista completa de alertas para esta sexta-feira, 14 de outubro:
Alerta para temporais: no centro, leste e norte de Santa Catarina, no no oeste, centro, sul e leste do Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no Acre, no sul e oeste do Amazonas.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento: no sul de Santa Catarina, no sudoeste e norte do Paraná, no sul e de São Paulo, no centro-oeste de Mato Grosso do Sul, no sul, centro, oeste e noroeste de Mato Grosso, no centro, leste e norte do Amazonas em Roraima, no Amapá e oeste e litoral do Pará
Alerta para para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11 e 20%: centro-oeste e noroeste de Minas Gerais, no vale do São Francisco e no oeste da Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, no leste de Mato Grosso, no Tocantins exceto no norte do estado, no sul do Maranhão e do Piauí.
Chuva forte – lista de cidades
As fortes chuvas dos últimos dias causaram grandes transtornos em várias cidades do Paraná. Segundo dados da Defesa Civil, um total de 24 municípios contaram com eventos severos, que incluíram enxurradas e alagamentos.
Mais de 4 mil pessoas foram diretamente afetadas, com 389 casas danificadas ,161 desabrigados, 1.261 desalojados. Segundo informações, uma criança de sete anos morreu e outro segue desaparecida em Pato Branco.
As cidades com pessoas mais afetadas são:
- Francisco Beltrão
- Dois Vizinhos
- Vitorino
- São Miguel do Iguaçu
- Santa Izabel do Oeste
- Pato Branco.
Inmet alerta para ventos de até 100 km/h em 50 municípios até esta sexta
No Mato Grosso do Sul, cerca de 50 cidades podem registrar ventos de até 50 km/h. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para todo o Estado.
Para as 50 cidades com maior risco de tempestade, o volume de chuva pode chegar a 60 mm/h. O acumulado do dia pode ser de 50 a 100 mm. Além disso, nestes municípios os ventos vão de 60 km/h a 100 km/h, com risco de queda de granizo.
Veja a lista de cidades:
Classificações
Confira a classificação dos alertas de chuvas intensas do Inmet:
- Amarelo: ventos entre 40 km/h e 60 km/h
- Laranja: ventos entre 60 km/h e 100 km/h
- Vermelho: ventos acima de 100 km/h
Veja algumas instruções do Inmet, em períodos de chuvas fortes:
- Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda
- Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Seja como for, em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.