Criado pela Caixa Econômica Federal, o Caixa Tem tem sido utilizado para a viabilização do pagamento de diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, FGTS, Vale-Gás e outros. Portanto, os brasileiros que utilizam a poupança social devem acessá-la com frequência para terem acesso aos valores dos programas.
Na matéria que acaba de sair hoje, você poderá ver que algumas situações desagradáveis, como esquecer a senha da conta, podem acontecer, trazendo preocupação aos usuários. Dessa forma, em caso de esquecimento da senha, o usuário pode criar uma nova, de forma prática, sem a necessidade de comparecer à uma agência da Caixa.
Portanto, confira o que fazer para resolver o problema de forma rápida e fácil.
Nova senha no Caixa Tem
Em casos de perda ou esquecimento da senha da conta do Caixa Tem, o usuário pode criar uma nova por meio do próprio celular. Para isso, a ferramenta principal será o e-mail que foi cadastrado na conta do banco, pois em todo o processo será necessário. Tendo isso em mente, confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo do Caixa Tem e informe o seu CPF e, em seguida, clique em “Próximo”;
- No campo de senha, clique em “Recuperar senha”;
- Informe novamente o seu CPF;
- Clique em “Continuar”;
- O aplicativo emite uma notificação de que as instruções para a recuperação foram enviadas ao endereço de e-mail cadastrado;
- Acesse o seu e-mail para acessar o link de troca de senha e clique em “Link para redefinir credenciais”;
- Será aberta uma tela para você digitar a nova senha, e outro campo para confirmar essa nova senha;
- A senha deverá ser numérica, com pelo menos seis dígitos, e não pode ser igual ao seu CPF, à sua data de nascimento, ou ter repetições;
- Toque em “Continuar” para validar o processo.
Caixa Tem bloqueado? Veja como desbloquear pelo WhatsApp
Primeiramente, é importante destacar que um dos principais motivos que podem fazer com que o usuário perca o acesso ao aplicativo Caixa Tem é a falta de atualização. No entanto, o que muitos não sabem é que, em casos de bloqueio, é possível desbloqueá-lo por meio do WhatsApp.
Como já mencionado, é por meio da conta poupança digital da Caixa Econômica que o governo deposita os benefícios sociais, além de oferecer diversos serviços financeiros, como empréstimos, pagamentos e transferências via PIX, entre outros.
Confira o passo a passo de como desbloquear o Caixa Tem:
- Baixe o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS;
- Acesse sua conta com seu CPF e senha;
- No menu do aplicativo encontre a opção “Liberar Acesso”;
- O usuário será encaminhado por meio no sistema de ajuda automática. Clique no ícone disponível e acesse o link gerado para iniciar uma conversa no WhatsApp;
- Feito isto, basta seguir as orientações para envio dos documentos necessários para desbloquear o Caixa Tem.
De acordo com a Caixa, o processamento da ação pode demorar até 48h. Caso o acesso não seja liberado após esse período, a indicação é procurar uma unidade da instituição mais próxima. Na ocasião, esteja com seu documento de identificação oficial para autorizarem o dispositivo.
O que pode bloquear o Caixa Tem?
O Caixa Tem pode ser bloqueado por alguns motivos – sobretudo relacionados à segurança. Entre estas razões estão:
- Irregularidades no cadastro: Nesse caso, um aviso para procurar uma agência da Caixa surge logo após a tentativa de login no aplicativo. Para resolver a situação, é necessário dirigir-se uma agência com documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.
- Muitos CPFs cadastrados em um mesmo número de celular: Por questões de segurança, há limite de quantidade de pessoas usando o mesmo celular. Nesse caso, de acordo com a Caixa, é só pedir, em uma agência, a exclusão dos CPFs que não precisam acessar o Caixa Tem de seu telefone. Lembre-se de levar um documento de identificação pessoal e os números dos CPF que deverão ser excluídos.
- Um mesmo CPF cadastrado em muitos celulares: Uma mesma pessoa (CPF) não pode acessar a conta em diversos celulares, por isso há limite de quantidade de celulares que podem ser utilizados por um mesmo usuário. Nesse caso, a orientação da Caixa é ir a uma agência com um documento de identificação pessoal e pedir a exclusão dos celulares que você não mais usará para acessar o aplicativo.