Quem recebe benefícios sociais do Governo Federal, há alguns dias, vem reclamando sobre um “erro de conta não localizada” no Caixa Tem. Esse problema de acesso ao app vem tirando o sono e preocupando muitos cidadãos. Isso porque a ferramenta é utilizada por cerca de 21 milhões de famílias que movimentam valores recebidos pelo Bolsa Família, entre outros pagamentos, como o saque do FGTS e do PIS/Pasep.
Um grande aumento nos acessos nas últimas semanas gerou a instabilidade no aplicativo, o que culminou com alguns serviços fora do ar. O PIX mesmo é um dos campos em que não se consegue clicar. Aliás, o “erro de conta não localizada” no Caixa Tem não permite que as contas digitais sejam localizadas, ocorrendo o impedimento dos usuários na movimentação dos valores disponíveis.
O aplicativo foi criado a fim de que os órgãos responsáveis pudessem creditar benefícios na conta poupança digital. Contudo, ele tem condições de uso para movimentação dos auxílios e outros pagamentos, PIX e quitação de boletos em geral.
O intuito real era desafogar as agências físicas da Caixa, que optou por realizar os repasses para todos os beneficiários pela poupança digital. Pelo app, cidadãos de todo o Brasil conseguem, inclusive, fazer suas compras virtuais e pagar comprar pagando diretamente na maquininha, sem uso de cartão, através do QR Code.
Mesmo com tantas funcionalidades, as reclamações mostram que ultimamente, tais recursos apresentam falhas. Segundo o monitoramento no site Downdetector, as reclamações mais recorrentes nessas últimas semanas são sobre o “erro de conta não localizada” no Caixa Tem.
Dessa forma, quem entra no app seja para consultar seu saldo ou efetuar o pagamento dos boletos, encontra grandes dificuldades. Não é à toa que, frequentemente, entre os assuntos que são mais comentados no Twitter, está a hashtag “#CaixaTem”.
Os usuários utilizam esta rede social para relatar o mau funcionamento do Caixa Tem. Isso contribui para que outras pessoas que pesquisam na internet sobre a questão, tenham um vislumbre do que pode acontecer.
Basicamente, ao entrar no app, o usuário se depara com a seguinte mensagem “conta não localizada, não identificamos Poupança Social Digital aberta para você”. Contudo, em alguns casos, o que aparece é “houve um erro ao consultar a conta disponível”. Nesse sentido, diversos brasileiros acreditam que a conta foi desativada por algum motivo e acabam se desesperando.
Mas, esse erro acontece por conta dos picos de acessos simultâneos no aplicativo. Como está aumentando o número de beneficiários e, consequentemente, o de pagamentos de benefícios sociais, é quase como o tumulto que antes acontecia nas agências físicas da Caixa Econômica Federal. No entanto, ao invés de se deparar com filas quilométricas, o usuário simplesmente é impedido de acessar o app.
Por tal motivo, a instituição bancária recomenda que beneficiários tentem o acesso em um horário alternativo. Por exemplo, o período do dia em que há um fluxo menor de usuários é depois das 22h.
Se ocorrer o erro na conta não localizada, não é caso para desespero. A conta, bem como os benefícios continuam disponíveis. Então, considere que a mensagem não passa de um bug devido a uma sobrecarga. Portanto, felizmente, não é preciso fazer novo cadastro, até mesmo porque o sistema detectará duplicidade no CPF.
Antes de tudo, é importante garantir que o app esteja atualizado. Dessa forma, os serviços funcionarão normalmente. Na maioria das situações, o app é a única maneira de movimentar os valores recebidos pelo FGTS, Bolsa Família e Auxílio-Gás, pagos pelo governo.
Recomenda-se, então, para evitar ou mesmo diminuir a incidência de erros que a versão instalada do aplicativo seja a mais recente. Para se ter uma ideia, a última versão do Caixa Tem foi lançada no dia 30 de março: a v.1.77.1.
Em 2022, a Caixa relatou que todos os beneficiários têm que atualizar seus cadastros no app Caixa Tem. Isso também é importante para minimizar o que vem ocorrendo.
Para atualizar o cadastro no Caixa Tem, deve-se acessar o app e clicar nos três pontinhos na parte superior à direita. Em seguida, basta ir em “Atualize seu cadastro” e enviar o que for solicitado. Geralmente são:
A Caixa Econômica Federal ressalta que todo o envio é realizado totalmente através do celular. Assim, não é preciso comparecer em nenhuma agência.