O novo RG é a Carteira de Identidade Nacional, que será o único documento de identificação do brasileiro. O documento é mais moderno e seguro, unificando o cadastro em todo o país e apresenta o CPF como único número de identificação.
O novo RG não terá campo referente ao sexo. Ademais, é gratuito, assim como as futuras renovações. A CIN terá emissão em duas versões: digital e física, que possuem a mesma segurança e layout.
Sua versão física, seja papel ou policarbonato, atende àqueles que não têm acesso à internet, smartphones ou computadores. Ademais, o documento no formato digital é uma opção para quem quer ter o documento sempre à mão no celular.
A nova carteira de identidade nacional tem o QR Code. Ele é que permite verificar que o documento tem a autenticidade necessária. Aliás, pelo QR Code também dá para saber se foi furtado ou perdido. A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.
O modelo atual terá a validade até o ano de 2032. Dessa forma, não é necessário trocar imediatamente uma identidade antiga pelo modelo novo, de forma que a transição seja contínua e gradual.
Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário pré-agendamento. Em seguida, deve-se comparecer aos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal que já estão emitindo o novo documento.
Atualmente, apenas quatro estados brasileiros oferecem a nova versão:
Para solicitar o documento, é preciso apresentar a certidão original de nascimento com o CPF ou a certidão original e mais o documento de identificação antigo.
Além disso, a pessoa que solicitar o novo modelo de carteira de identidade poderá requerer a inclusão de dados como:
A corporação policial do Distrito Federal promove uma ação em conjunto neste sábado (24) para emitir a primeira ou a segunda cópia do novo RG. Estão disponíveis 510 oportunidades para atendimento, sendo necessário agendar pela internet a partir do meio-dia desta sexta-feira (23).
A emissão da primeira cópia é isenta de custos. Já para adquirir a segunda cópia, é exigida uma taxa de R$ 42. A ação abrangerá diferentes regiões do DF (verifique abaixo os locais e horários).
Conforme informado pela PCDF, indivíduos que tenham obtido a última carteira de identidade em Brasília podem aproveitar. Contudo, é preciso estar dentro de um período inferior a cinco anos para utilizar o serviço de segunda cópia de forma online através do portal da instituição, sem necessidade de agendamento.
Antes de receber atendimento no evento coletivo, é necessário que o cidadão residente em Brasília realize o agendamento prévio. Para realizar o agendamento, é preciso acessar o seguinte site a partir do meio-dia desta sexta-feira (23). No sábado (24), o atendimento ocorrerá nos seguintes locais: