Ficar atento aos sinais importantes de depressão é imprescindível para buscar ajuda quando a situação estiver difícil. Isso porque, é indispensável conversar com um profissional da saúde nesses casos, fomentando uma restauração na qualidade de vida do sujeito.
Portanto, avalie se os sintomas abaixo parecem familiares para você, e não deixe de buscar ajuda caso detecte alguns dos sinais descritos. Ao mesmo tempo, cuidado para não proporcionar um autodiagnóstico para si, ok? Pois isso também pode ser perigoso. Conversar com um psicólogo ou psiquiatra é mais seguro e efetivo! 😉
Os sinais importantes de depressão podem ser percebidos de forma mais intensa ou mais branda, dependendo da história clínica do paciente. Afinal, cada caso é único, o que pode impactar na forma como a pessoa tem encarado os próprios sintomas e a vida.
Veja alguns dos sinais comuns:
Uma pessoa com depressão costumeiramente apresenta sentimentos relacionados à desesperança.
Para ela, não existem boas perspectivas com relação ao futuro, e muitas coisas parecem estagnadas e sem jeito para “consertar”.
Porém, essa visão é um reflexo da depressão, e não algo realmente ancorado na realidade. Por isso, buscar apoio psicológico, nesses casos, é imprescindível.
A pessoa pode até amar jogar futebol, mas, à medida que a depressão evolui, essa atividade deixa de ser interessante para ela. O indivíduo pode começar a se esquivar da atividade, deixando para lá, por não sentir vontade de fazê-la.
Consequentemente, há falta de prazer, que resulta em um menor interesse por uma série de tarefas que, antes, eram executadas com alegria, inclusive.
As alterações no sono também são um dos sinais importantes de depressão. A pessoa pode sentir sono excessivamente, como também pode perdê-lo, começando a sofrer com crises de insônia.
Essas crises atrapalham profundamente a vida do sujeito, tornando a rotina cada vez mais difícil e agravando os sentimentos negativos com relação à vida como um todo.
Muitas pessoas acreditam que um dos sinais importantes de depressão é o pensamento suicida. Embora ele seja, ele não costuma ser o único pensamento relacionado à morte. Uma pessoa depressiva pode começar a imaginar como seria a vida das outras pessoas caso ela morresse, e pode começar a se questionar, com frequência, como seria não ter mais vida.
Esses pensamentos são relacionados à morte e devem ser escutados por um especialista em saúde mental. Se você percebe que esses pensamentos se repetem em sua mente, converse com um profissional!
A depressão também impacta a disposição física e mental do sujeito, fazendo com que ele experimente um cansaço e uma fadiga excessiva, que prejudica o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.
Atenção: Se você sente que esses sintomas fazem parte da sua vida, busque a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais estão preparados para recebê-lo e ajudá-lo nesse caso! Este conteúdo não serve de diagnóstico e não substitui o acompanhamento de um profissional da saúde.