Em uma movimentação surpreendente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a circulação do sal da marca Carrefour, afetando diretamente a comercialização, distribuição, fabricação e uso do produto. A decisão, que pegou muitos consumidores de surpresa, foi divulgada pelo Diário Oficial da União (DOU) no dia 5 de julho de 2023.
A determinação da Anvisa surge após a identificação de irregularidades relacionadas ao teor insatisfatório de iodo no sal Carrefour. Esse componente, que precisa estar presente em uma quantidade específica, estava aquém do limite estabelecido. Diante dessas circunstâncias, a agência exigiu o recolhimento do lote específico do produto.
Veja decisão oficial da ANVISA:
1. Empresa: NORTE SALINEIRA S/A INDUSTRIA E COMERCIO – NORSAL – CNPJ: 08249021001129
Produto – (Lote): SAL REFINADO IODADO, MARCA CARREFOUR (22992);
Tipo de Produto: Alimento
Expediente nº: 0680427/23-6
Assunto: 70351 – Ações de Fiscalização em Vigilância Sanitária
Ações de fiscalização: Proibição – Comercialização, Distribuição, Fabricação, Uso
Recolhimento
Motivação: Considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 131.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo (abaixo do limite estabelecido). Foram infringidos o disposto no art. 3º da Resolução – RDC nº 604, de 10/02/2022; o inciso IV do art. 48 o Decreto-Lei 986/1969, tendo em vista o art. 9º da Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 655, de 24 de março de 2022 e o inciso XV, art. 7º da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999.
O iodo é um micronutriente fundamental para a saúde humana, especialmente no que se refere ao adequado funcionamento da tireoide. A ausência ou a quantidade insatisfatória desse elemento podem acarretar uma série de problemas de saúde.
Dentre as complicações que podem surgir com a insuficiência de iodo estão distúrbios decorrentes de sua deficiência, que podem culminar em anomalias congênitas, surdo-mudez e bócio, uma hipertrofia da glândula tireoide. Além disso, pode provocar um retardo grave em crianças, tornando-se um problema de saúde pública sério.
Em contato com a redação do Notícias Concursos, o Carrefour emitiu seguinte nota:
Reforçamos ainda que solicitamos imediatamente a retirada do produto do lote 22992 em todas as lojas que o mesmo encontra-se disponível e que estamos em contato com o fornecedor para apurar o fato.