As autoridades têm alertado sobre a frente fria que tem se iniciado nesta segunda-feira em diferentes regiões do país. A estimativa é que ela se mantenha até sexta-feira, acumulando grandes quantidades de chuva, temperaturas baixas e até mesmo geadas em algumas áreas do Brasil.
Saiba mais sobre a previsão para a sua região e prepare-se para os próximos dias ficando mais agasalhado e protegido da chuva.
Na região Norte do país, estima-se que fortes chuvas ocorram, além de um aumento considerável na umidade durante a semana. É importante manter-se atento, pois a estimativa é que as chuvas atinjam até 10mm no Amazonas e em Roraima, resultando em um grande acúmulo de chuvas.
Em Rondônia, as temperaturas podem cair para 10º C, persistindo até aproximadamente o início do fim de semana.
Na região Sul, o tempo estará mais nublado e chuvoso nos próximos dias. A previsão é que as mínimas, no Rio Grande do Sul, aproximem-se de 2º C. Além disso, a formação de geada também é esperada nas manhãs frias dos próximos dias.
Já em Santa Catarina e no Paraná, a previsão acrescenta alguns graus na temperatura mínima prevista: 4º C. Ainda assim, é uma grande oportunidade para tirar os casacos do guarda-roupa, não é mesmo?
Essa condição pode ser mantida até sexta-feira, com possibilidade de redução das chuvas na quinta-feira. Até lá, o tempo estará bem fechado.
Já na região Centro-Oeste, a previsão é que Mato Grosso do Sul e Mato Grosso tenham dias bem chuvosos, com temperaturas mínimas próximas aos 4º C. Possivelmente, o frio se espalhará pelas cidades a partir de terça-feira, mantendo um tempo mais fechado e “pesado” até sexta-feira, aproximadamente.
A estimativa é que a chuva atinja 60mm nos próximos dias, o que pode ser uma excelente opção para as plantações, por exemplo.
Na região Nordeste, as chuvas também podem chegar até 60mm, mas elas estarão mais concentradas no Alagoas, em Pernambuco e no Sergipe.
Porém, no interior da região Nordeste a estiagem ainda poderá ser a realidade dos próximos dias. Dito isso, não há previsão para chuvas na Bahia e no Piauí, por exemplo. O calor também se mantém nessas áreas da região, podendo chegar a máxima de 37 º C.
Em São Paulo e Minas Gerais, as chuvas podem ser mais intensas nos próximos dias, podendo perdurar até sexta-feira. Inclusive, em SP as chuvas podem chegar aos incríveis 150mm, o que também pode acionar um sinal de alerta para quem mora próximo aos rios e lagos, por exemplo.
As temperaturas esperadas para os próximos dias também serão mais baixas, ficando em torno de 7º C e 10º C, o que obriga aos moradores da região a tirarem os seus casacos do guarda-roupa.
Como vimos, nos próximos dias há um grande alerta de frente fria pela frente. A princípio, praticamente todas as regiões do país serão afetadas de alguma forma. Algumas com mais intensidade, outras com menos. Esteja preparado para esse clima e cuide da sua saúde nesse período.