A onda de frio que chegou nos últimos dias, especialmente na região sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, tem sido relativamente intensa. A chuva, nessas localizações, também tem sido significativa. Houve chuva congelada, geada e muito frio.
Porém, brasileiros dessas regiões estão em estado de alerta pois os grandes volumes de chuva ainda vão se repetir na sexta-feira (19), portanto, é necessário se preparar para a quantidade de chuva ao sair de casa.
No entanto, enquanto as chuvas não chegam, há a previsão de que nesta quinta-feira (15) ocorra a formação de um ciclone extratropical em algumas regiões, a começar pela costa de Santa Catarina e São Paulo. Entenda!
Ao longo de toda a semana o frio e as altas intensidades das chuvas tem acometido a região Sul, o Mato Grosso do Sul e São Paulo. As temperaturas têm sido bem baixas por conta disso.
Segundo a previsão do tempo, a quinta-feira também está sendo marcada pela presença da formação de um Ciclone Extratropical entre a costa de Santa Catarina e São Paulo.
Isso significa que essas regiões poderão ser acometidas com ventos fortes, mais chuvas, frio e, em localizações específicas, neve.
Vale ressaltar que o Ciclone Extratropical não é a mesma coisa que os ciclones tropicais, como furacões e tufões que costumamos ver no noticiário. Ainda assim, ele pode ser relativamente intenso, causando fortes chuvas a ponto de provocar enchentes e deslizamentos, por exemplo.
No caso dos tufões e furacões, os ventos costumam ser muito mais fortes e, inclusive, devastadores em algumas regiões, por conta de ficarem “focados” no “olho da tempestade”. Porém, no caso do Ciclone Extratropical, o que ocorre, na prática, é uma ventania mais dispersa, não concentrada no centro da tempestade em si.
Entretanto, é válido destacar que podemos esperar impactos meteorológicos, como chuvas intensas, mudanças de temperatura e bastante vento, como mencionado.
Além do ciclone extratropical ter se tornado assunto entre os brasileiros, veja também as próximas previsões para o fim de semana:
Agora é só preparar para o clima dos próximos dias na sua região e se prevenir contra o frio e o excesso de chuva em algumas localizações.