Apesar dessa informação ser disponibilizada durante as aulas teóricas da autoescola, ou mesmo ser aprendida em outros contextos, é bastante comum esquecer quais são as categorias da CNH e suas letras correspondentes, bem como outras questões relacionadas, por exemplo, como mudar a sua.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, as categorias A e B são as mais comuns entre os brasileiros. A categoria A habilita os condutores a pilotarem motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados.
Já a B permite a condução de veículos automotores, com peso bruto total de até 3.500 kg e lotação máxima de até 8 passageiros, excluindo o motorista.
Todavia, existem ainda as outras categorias da CNH menos conhecidas, mas igualmente importantes para determinadas profissões ou atividades específicas. São elas: C, D e E. Através delas o condutor pode conseguir o licenciamento para conduzir diferentes tipos de veículos.
Que tal entender tudo sobre essa assunto e esclarecer várias dúvidas sobre essas classificações e ainda saber como alterar a sua categoria? Esse texto, com certeza, vai te ajudar muito! Continue a leitura.
Antes de tudo, é importante ressaltar algumas informações:
Embora já mencionamos acima ao que especificamente essas duas categorias da CNH habilitam, é importante falar dos requisitos para solicitar uma delas, ou ambas. Afinal, o motorista pode emitir o documento logo de início como AB, se preferir.
Em relação aos critérios estabelecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para se habilitar nessas categorias, eles são os mesmos.
A diferença exclusiva é o aumento do tempo mínimo para as aulas práticas. Para a categoria B são necessárias mais 20 horas em veículo, incluindo quatro horas no período noturno, além de mais quatro horas em simulador, com uma hora no modo noturno.
Requisitos:
Observação: Os titulares da categoria B também estão autorizados a conduzir motorhomes (casas sobre rodas) que tenham um peso máximo de seis toneladas e não transportem mais de nove ocupantes.
Você pode se interessar em ler também:
Os motoristas com a categoria C na habilitação têm permissão para conduzir veículos de carga com peso bruto superior a 3.500 kg. Como por exemplo, caminhões com quatro eixos, tratores, veículos motorizados/máquinas bem como caminhonetes e vans de carga.
Além disso, os habilitados nessa classificação também podem dirigir todos os veículos da categoria B e podem conduzir combinações de veículos (reboques), desde que o peso total não ultrapasse 6.000 kg.
Requisitos:
Dentre as categorias da CNH, a C exige:
A categoria D na carteira de habilitação permite que o condutor conduza veículos que transportam mais de oito pessoas, excluindo o motorista. Isso inclui ônibus, micro-ônibus e van de passageiros.
Além disso, quem possui essa categoria também está autorizado a conduzir veículos das categorias B e C.
Requisitos:
Sem dúvidas, essa é a classificação mais abrangente dentro das categorias da CNH.
Assim, a habilitação E permite ao condutor conduzir veículos motorizados combinados, constituídos por uma unidade tratora nas categorias B, C ou D e um reboque, semi-reboque, articulada ou trailer com peso bruto total acima de 6.000kg ou mais de oito lugares.
Adicionalmente, os motoristas com licença categoria E possuem permissão para operar veículos com múltiplas unidades tracionadas, como treminhões, sem restrição de peso ou capacidade de tração.
Requisitos:
Por fim, se você está interessado em alterar a sua categoria na carteira de motorista, naturalmente está se questionando o que é preciso fazer.
Assim, para realizar a troca das categorias da CNH, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, agende um horário em uma unidade do Detran.
No dia marcado, leve a CNH original e uma cópia dentro do prazo de validade e devidamente regularizada, além de um comprovante de endereço emitido até três meses antes do comparecimento.
Como mencionamos anteriormente, é importante verificar se não houve infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses. Caso não haja pendências, você pode prosseguir.
Prepare-se para pagar as taxas exigidas, que incluem o exame médico, o exame psicotécnico, as aulas práticas, os exames teórico e prático e a taxa de emissão do novo documento.
Durante o processo, você será submetido a um exame médico para avaliar suas condições físicas e a um exame psicotécnico para garantir suas condições psicológicas. Se você estiver mudando para as categorias C, D ou E, também será exigido o exame toxicológico.