O calendário de pagamentos do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já chegou ao fim. No entanto, os trabalhadores que optaram por não sacar o dinheiro têm até dezembro para se habilitarem para poder regatar o valor.
De acordo com o cronograma de pagamentos, todos os trabalhadores já receberam o dinheiro na poupança social digital, bem como os saques e transferências já liberados.
Como uma das medidas estabelecidas para conter os impactos da pandemia, o governo liberou novos saques de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) com saldo no FGTS.
A previsão é de um total de R$ 37,8 bilhões para aproximadamente 60 milhões de beneficiários.
A Caixa ressalta aos trabalhadores que para receber o saque emergencial do FGTS é necessário estar com os dados cadastrais atualizados.
“Os trabalhadores que ainda não receberam devem acessar o aplicativo FGTS, complementar os dados cadastrais e solicitar a abertura da conta Poupança Social Digital. O valor e a data do crédito são informados em seguida”, informa.
O trabalhador que através do app FGTS informou que não queria receber o saque emergencial ainda pode mudar de ideia e fazer a solicitação.
“Caso o trabalhador tenha optado pelo não recebimento do Saque Emergencial do FGTS mas deseja receber o valor, a solicitação deverá ser feita até o dia 31 de dezembro de 2020”, informa a Caixa.
Após o valor ser creditado na poupança digital, a conta deve ser movimentada. Caso a conta não seja movimentada até o dia 30 de novembro, os recursos podem retornar à conta do FGTS.
No entanto, se após esse prazo, o beneficiário desejar fazer o saque, poderá solicitar o resgate até 31 de dezembro através do aplicativo do FGTS.