A AIDS (Síndrome da imunodeficiência Adquirida) é uma doença crônica causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que ataca o sistema imunológico dos seres humanos.
A doença é o conjunto de sintomas e infecções por conta dos estragos ao sistema imunológico proporcionados pelo HIV.
O principal alvo do vírus são os linfócitos T-CD4, essenciais para coordenar as defesas do organismo. Por conta disso, o número de linfócitos diminui, ocasionando um colapso no sistema imune, propiciando um local propício para ataque de outros organismos, podendo levar a morte.
O tema já apareceu em diversas provas de vestibulares, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, veja!
O vírus da imunodeficiência humana – HIV faz parte dos retrovírus e tem como principal característica a formação genética na forma de RNA e uma membrana lipídica envolvendo a cápside.
Além disso, possui a enzima transcriptase reversa, transformando o RNA em DNA, contribuindo para introduzir o material genético na célula hospedeira para produção de mais células RNA.
Os vírus precisam infectar outras células para sobreviver e reproduzir, com o HIV não seria diferente. Dito isso, ele infecta as células que possuem uma membrana conhecida como CD4. Trata-se do receptor conhecido pela glicoproteína 120 viral (GP120).
Além do mais, a infecção pelo HIV pode ser classificada de alguns grupos, veja:
Existem diversas formas que a doença pode ser transmitida, dentre elas:
A AIDS proporciona ao corpo diversos sintomas em estágio inicial podemos citar:
Com o avanço do vírus pode-se levar ao aparecimento de outras doenças como a tuberculose, pneumonia, câncer, meningite, entre outras.
Infelizmente ainda não existe cura para doença, contudo, ao longo do tempo foram criados tratamentos eficazes contra a doença através de inibidores, veja: