Vagas em bares e restaurantes: GRANDE notícia para quem quer buscar trabalho no final do ano

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), divulgada nesta segunda-feira (13), 35% dos bares e restaurantes brasileiros possuem intenções de contratar funcionários até o final deste ano. Além disso, mais da metade dos empresários que possuem os estabelecimentos afirmaram que irão manter o número de empregados (58%), e 7% disseram que pretendem demitir parte dos funcionários.

A pesquisa também buscou saber os motivos pelos quais os empresários desejam ampliar o número de funcionários. Nesse sentido, 62% justificaram dizendo que as contratações são um reforço para atender a demanda do período, 22% afirmaram que possuem necessidades de gestão e reorganização do negócio, 20% querem renovar a equipe e 8% desejam abrir novas filiais ou unidades.

De acordo com dados da Abrasel, 24% dos bares e restaurantes tiveram prejuízos em setembro. Por outro lado, cerca de 35% dos estabelecimentos tiveram lucro no período, e 40% contaram com o mesmo desempenho de outros meses. A associação afirma que esses resultados são muito similares aos de agosto, mês de referência da última pesquisa realizada.

Além disso, a pesquisa demonstrou que 40% dos estabelecimentos do setor possuem dívidas em atraso, sem contar os empréstimos. Desse total de endividados, 75% possuem dívidas relacionadas a impostos federais, 44% a impostos estaduais, 31% com encargos trabalhistas, 24% com serviços públicos e 22% devem para os fornecedores.

Com isso, muitas empresas que estão passando por dificuldades acabam fazendo repasses ao consumidor, encarecendo os produtos. Nesse sentido, dados da Abrasel mostram que apenas 33% das empresas do setor preferem não realizar reajustes nos preços dos produtos.

Vagas em bares e restaurantes: GRANDE notícia para quem quer buscar trabalho no final do ano
Vagas em bares e restaurantes: GRANDE notícia para quem quer buscar trabalho no final do ano
Crédito: Shutterstock

Com relação aos estabelecimentos que decidem reajustar os preços, 24% preferem calcular os novos valores abaixo da inflação nos últimos 12 meses, 34% fazem os ajustes acompanhando a inflação e 8% fazem a correção acima da média.

Altas temperaturas podem beneficiar bares e restaurantes

Neste mês de novembro o Brasil está sendo atingido por uma forte onda de calor, resultando em diversos estados com alerta de grande perigo pelas altas temperaturas. Com isso, as pessoas devem ficar atentas e se protegerem do sol, que pode se tornar muito perigoso. Por outro lado, os bares e restaurantes podem acabar se beneficiando com um maior movimento de clientes nesses dias quentes.

Segundo a Abrasel, e conforme noticiado pelo Jornal da Globo, nos dias quentes, os clientes tendem a gastar mais. Karla Rocha, presidente da Abrasel-MG afirma: “Em relação ao número de bebidas, aumentamos aí em faturamento 40%, e no geral o faturamento total com bebidas destiladas refrescantes e o faturamento total em torno de 15%”.

Dessa forma, alguns bares decidiram mudar o cardápio devido às altas temperaturas, como aconteceu em Belo Horizonte. De acordo com a gerente do estabelecimento, o resultado é um aumento de 30% no faturamento.

Maria Lage, gestora do bar Andrade Colaborativo, afirmou: “A gente fica aqui o dia inteiro preparando, colocando as bebidas pra gelar, compra muito gelo. Os drinks a gente pensa muito em drink mais refrescante, tem muito drink que é combinado com hortelã, ou com manjericão, mesmo eles têm o gengibre, tem muita preferência por isso mesmo, muito gelo, as comidas mais leves: sushi, os ‘tira-gostos’, justamente pra combinar com o verão”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.