O concurso Agência Nacional de Águas (ANA) é muito aguardado pelos concurseiros. Então, a boa notícia é que a publicação do edital está sendo acordada com o governo e, por isso, pode acontecer em breve.
O edital ainda não foi publicado. No entanto, a autarquia anunciou que já houve a apresentação da demanda ao novo Governo, desde a ocasião da transição, com um novo pedido de autorização para a oferta de 109 vagas.
Portanto, essa é uma excelente oportunidade para quem deseja se tornar um profissional qualificado. Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a se preparar para o concurso ANA.
Sendo assim, continue com a gente até o final, conheça as melhores dicas para iniciar seus estudos e conquistar uma vaga.
A Agência Nacional de Águas é uma autarquia federal que tem como principal objetivo garantir a segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável no País.
Ela é a responsável também por implementar a política nacional de recursos hídricos e regular o uso destes recursos. Assim como, fazer a prestação de serviços públicos de irrigação, adução de água bruta e fiscalizar a segurança de barragens.
Para 2023, novos projetos estão sendo discutidos. Sendo que um deles é expandir o controle da Agência também aos serviços de saneamento básico,a fim de garantir mais qualidade e eficiência aos serviços.
Dessa forma é possível afirmar que a ANA é a grande responsável por zelar e proteger todo o nosso ecossistema.
O último concurso para a Agência Nacional de Águas aconteceu em 2012. Porém, a expectativa é que o novo pedido seja atendido ainda esse ano, pois a Agência está na busca para recomposição de seu quadro de trabalho.
A solicitação feita ao novo Governo pede a abertura de 109 vagas que terá a distribuição feita da seguinte forma:
57 vagas para Especialista em Recursos Hídricos, 38 para Analistas Administrativos e 14 Técnicos Administrativos.
As remunerações para os cargos variam de R$7.016,67 a R$15.058,12. Com outras informações, a banca organizadora ainda não foi divulgada. Aliás, vale lembrar que em 2021, a ANA pediu uma solicitação para o concurso, mas não obteve sucesso.
Por fim, o que se espera para esse ano é que a resposta seja diferente e que em breve, ocorra a divulgação do edital do concurso Agência Nacional de Águas.
De acordo com o último edital realizado em 2012, sob organização da Cetro Concursos, foram ofertadas 45 vagas para o cargo de Técnico Administrativo de nível médio.
As provas foram compostas pelas seguintes disciplinas:
Para a prova objetiva: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Ética, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à ANA.
Enquanto na prova discursiva foi cobrado um tema relacionado a um dos seguintes conteúdos: Legislação Aplicada à ANA, Noções de Direito Administrativo e Constitucional.
Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato tinha que obter uma pontuação igual ou superior a 50. Além disso, não podia ter nota 0 em qualquer uma das disciplinas. Ademais, a quantidade mínima de acertos em raciocínio lógico era de 8 questões.
Com todas essas informações já é possível dar início aos estudos. Pois, a melhor opção para garantir bons resultados é começar a estudar com antecedência.
Se você vai prestar o concurso Agência Nacional de Águas que está previsto para esse ano, saiba que a melhor maneira de se preparar para as provas, é ter uma boa rotina de estudos.
De acordo com o edital anterior, é possível obter todas as informações necessárias para dar início aos estudos, como: saber quais foram as disciplinas aplicadas e as etapas nas áreas em que deseja ingressar.
Por isso, comece separando um tempo só para os estudos. Para isso, dê preferência no mesmo horário e dia. Assim, você criará o hábito de estudar e se acostumará com a nova rotina.
Um dos métodos mais usados entre os concurseiros é fazer simulados. Aliás, essa técnica é muito eficaz. Para isso, procure no site da banca do concurso público anterior e se puder imprima-as. Senão, uma alternativa é buscar por sites específicos para estes processos seletivos.
Por isso, aproveite todas as nossas dicas e comece agora mesmo a se preparar para o concurso da Agência Nacional de Águas.