Unimontes recebe inscrições para mais de mil vagas em cursos EaD

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) abriu o período de inscrição para ingresso em diversos cursos de licenciatura ofertados de forma gratuita, na modalidade de Educação a Distância (EaD). As oportunidades são ofertadas através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Poderão se inscrever neste Processo Seletivo os professores sem formação adequada, segundo o INPE – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, categoria I e pessoas que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, categoria II.

Inscrições

De acordo com o edital do processo seletivo, os interessados devem se inscrever de forma virtual. Portanto, para se inscrever, é necessário acessar o site da Unimontes e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. 

O período de pré-inscrição para o Sistema com Reserva de Vagas segue aberto até o dia 2 de junho de 202. Já o período de inscrição para o Sistema Universal segue aberto até as 23h59 do dia 13 de junho de 2023. Em ambas as opções de inscrição, o candidato deverá enviar os documentos digitalizados, em formato PDF, pelo sistema de Processos Seletivos CEAD/Unimontes.

No momento da inscrição, os candidatos deverão informar todos os dados solicitados, tanto os dados pessoais, quanto os escolares e os de contato. Além disso, os estudantes devem informar a opção de curso desejada. 

Processo de seleção

Conforme estabelecido através de edital, a classificação dos inscritos nesse Processo Seletivo acontecerá em apenas uma etapa, e terá caráter classificatório. A Unimontes não realizará aplicação de provas.

Nesse sentido, os candidatos serão selecionados a partir do desempenho por eles obtidos durante o Ensino Médio. A Unimontes realizará a avaliação curricular do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos deverão enviar no momento da inscrição documento com o registro das notas. 

A divulgação do resultado será feita em duas listas e será por curso e município ou polo. A primeira será referente à categoria I, Professor sem formação adequada. Já a segunda lista é referente aos candidatos da categoria II, ensino médio ou equivalente. 

De acordo com o cronograma, a publicação dessas listas está prevista para o dia 14 de julho de 2023 e será por meio do site da Unimontes.

Oferta de vagas

De acordo com o indicado no edital, os cursos são gratuitos, sendo financiados pelo Ministério da Educação, através de sua Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e executados e administrados pela Unimontes.

A universidade está ofertando mais de mil vagas para o ingresso de novos alunos ainda no 2º semestre letivo deste ano. A distribuição das vagas será da seguinte forma:

  • 264 vagas para Educação Física;
  • 264 vagas para Letras Inglês;
  • 264 vagas para Letras Português;
  • 264 vagas para Pedagogia.

As vagas serão ofertadas nos municípios de Araxá, Barão de Cocais, Bicas, Campos Gerais, Confins, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Divinolândia de Minas, Itamarandiba, Itamonte, Nanuque, Pedra Azul, Pompeu, Rio Pardo de Minas, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas, São Sebastião do Paraíso, Turmalina, Urucuia e Várzea da Palma. 

O candidato deverá ter terminado o ensino médio, ter lido o edital completo e ter disponibilidade de comparecer ao polo escolhido, para que possa participar dos encontros presenciais dos cursos de licenciatura gratuitos a distância. 

O curso de Licenciatura em Educação Física está disponível nos Municípios/Polos de Araxá, Itamarandiba, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Turmalina. Já o curso de Licenciatura em Letras Inglês está disponível nos polos de Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete, Divinolândia de Minas, Rio Pardo de Minas e Urucuia.

Para o curso de Licenciatura em Letras Português, há oportunidade para Nanuque, Pedra Azul, Pompéu, Sete Lagoas e Várzea da Palma. Por fim, para o curso de Licenciatura em Pedagogia, as vagas estão distribuídas para os polos de Barão de Cocais, Bicas, Campos Gerais, Confins e Itamonte.

Leia também Unic e Uniderp abriram o período de inscrição para o Vestibular Unificado de Medicina 2023/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.