Fazer uma boa administração do tempo é fundamental para garantir uma rotina bem estruturada e produtiva. Assim, conseguimos organizar as tarefas no momento em que elas surgem, não correndo o risco de criarmos “gargalos” na rotina que possam truncar os nossos resultados.
Porém, estabelecer uma boa administração do tempo requer dedicação e estudo, a fim de encontrar o caminho mais promissor para as suas demandas diárias. Para lhe ajudar a criar essa gestão eficiente, elaboramos um passo a passo que pode ser bastante útil para você. Veja a seguir.
Antes de se “desesperar” quando surge algo novo, é preciso saber encaixá-lo na sua rotina de forma eficiente. Além disso, é necessário estabelecer um caminho de organização para toda e qualquer atividade que surja ao longo do dia.
Assim, ao seguir o passo a passo abaixo, você conseguirá estabelecer um fluxo de trabalho muito mais positivo e eficiente. Preparado?
Quando alguma nova atividade surgir, você já deve anotá-la e, o quanto antes, analisá-la. É claro que você não deve parar tudo o que está fazendo para analisar a nova demanda, mas sim, assim que possível você deve dar uma atenção à ela. Baseie-se nas seguintes perguntas:
Quando você esclarecer a urgência, o prazo e as necessidades da nova demanda (se precisa da ajuda de outros ou não), é hora de organizá-la em sua rotina. Por exemplo, se ela for densa e ter um prazo de entrega, já desmembre a atividade ao longo do dias, até a data limite. Separe um bloco de atividade para executar a cada dia, até o prazo estipulado.
A execução desta e outras tarefas devem seguir um protocolo que facilite a sua administração do tempo. Veja:
Faça primeiro aquelas tarefas que não duram nem dois minutos, no começo do dia. Ou seja, organize as planilhas, responda os e-mails, limpe a sua lixeira, organize alguns arquivos, etc. Assim você já tira um “peso” que as atividades pequenas podem proporcionar a você.
Depois de executar o que é rápido, é hora de seguir a sua lista de prioridades. Monte-a de acordo com a urgência da entrega. Vá executando uma a uma, com o foco no aqui e agora e não com a mente “lá na frente”.
Nessa lista de prioridades, lembre-se de focar primeiro no que possui um prazo mais apertado. Assim você consegue ir entregando as suas demandas de acordo com as datas estipuladas pelos clientes.
Por fim, procure analisar quais dessas tarefas, que estão na sua lista do dia, precisam do auxílio de outra pessoa. Se encontrar algo que necessite do acompanhamento de um colega, já comunique-o o quanto antes. Não espere o fim do dia para entrar em contato com a pessoa e delegar a tarefa, isso pode atrapalhar a sua administração do tempo.
Lembre-se que além de seguir as nossas dicas sobre administração do tempo, é preciso sempre deixar alguns minutos “sobrando” ao longo do dia. Assim, caso aconteça um imprevisto, você não correrá o risco de atrasar todas as outras atividades. Organize-se!