A administração da empresa é o processo de tomar decisões sobre o uso de recursos para realizar os objetivos.
Sendo assim, o empreendedor precisa exercer várias funções ao mesmo tempo.
Essas funções podem ser divididas em três grupos principais:
As decisões na administração da empresa são as seguintes:
As decisões no planejamento abrange desde as contas que serão pagas na semana até uma visão a longo prazo, como quais produtos devem ser acrescentados a linha.
Esse aspecto envolve a definição de políticas e procedimentos para resolver problemas de forma prática.
O empreendedor enfrenta no dia a dia muitas situações imprevistas, que causam transtornos e prejuízos.
Alguns problemas, inclusive, podem ser evitados caso haja um planejamento, pois quase sempre é causado por falha nos procedimentos e condições de segurança.
Para a elaboração do planejamento e uma boa gestão empresarial, não adianta buscar a ajuda de um especialista, se o empreendedor não souber ou ter profundo conhecimento do mercado no qual pretende atuar.
Pois, cabe ao empreendedor e não ao especialista, definir suas vantagens competitivas, sempre será o empreendedor que precisará saber o que, como e quando fazer.
Porém, é preciso aprender com os problemas, identificando as causas e efeitos, para evitar que se repitam.
O empreendedor é cercado de pessoas por todos os lados, primeiramente, os colaboradores, em seguida vem clientes, sócios, fornecedores, investidores entre outros.
Para obter um bom resultado de todas essas pessoas é preciso dominar as ferramentas comportamentais da administração da empresa.
Elas permitem entender as diferenças entre as pessoas e os processos de liderança, motivação, negociação e dinâmica de grupos.
Para o empreendedor fundamentar suas decisões e monitorar o desempenho da empresa, ele precisa estar sempre bem informado.
Durante o dia, muitas informações chegam até o empreendedor, e ele precisa saber destacar as informações realmente úteis.
É preciso interpretá-las, entendê-las e analisar todas essas informações, para que sirvam de suporte para as decisões que serão tomadas.
Por fim, sabemos que um empreendedor não pode trabalhar sozinho, portanto, ele precisa divulgar informações para as equipes, assim, não se sobrecarrega.