MPF pede adiamento do Enem no Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas solicitou nesta terça-feira, dia 12, o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no estado. O que justifica o pedido é o aumento no número de casos da covid-19 no Amazonas.

Nesse sentido, a Procuradoria pede que as provas do Enem sejam adiadas. De acordo com o texto, provas só devem acontecer quando houver “condições sanitárias adequadas, incluindo a estrutura suficiente e necessária na rede de saúde, pública e privada, para atendimentos, de maneira adequada, dos casos de covid-19”. 

 De acordo com o estabelecido pelo MEC, a aplicação das provas do Enem 2020 está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Já o Enem PPL 2020 está previsto para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. A reaplicação do exame está prevista para ocorrer nas mesmas datas do Enem PPL.

‘Perigo à saúde pública’

O MPF argumenta que manter o calendário do Inep é “verdadeiro perigo à saúde pública e à incolumidade física” do estudantes. A Procuradoria afirma ainda que adiar o exame é fundamental para garantir “o acesso igualitário ao ensino superior”.

Além disso, o texto ressalta a preocupação com um possível colapso do sistema de saúde local:

“Além de representar maior circulação do vírus pela cidade, a exposição dos estudantes ao risco de infecção e a insistência na aplicação das provas em janeiro são medidas ilícitas, pois colocam os estudantes e sua família em risco aumentado e contribuem para a sobrecarga e o colapso do já insuficiente sistema de saúde local”.

Assim, a Procuradoria pede à Justiça que obrigue o MEC a adiar o Enem 2020 ou que o exame aconteça em data alternativa, em fevereiro.

Devido à alta no número de casos da covid-19, o governo do Amazonas prorrogou a situação de calamidade por mais seis meses e a Justiça suspendeu no dia 2 de janeiro as atividades não essenciais por 15 dias. Além disso, a prefeitura de Manaus decretou estado de emergência por 180 dias.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.