Atualidades

Adeus, bagunça? WhatsApp testa nova forma de organizar figurinhas. Veja como funciona

WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado do Brasil. Nova mudança promete dar o que falar nas redes sociais

Se você é daquelas pessoas que gostam de usar figurinhas no WhatsApp, se prepare para uma grande novidade. De acordo com as informações oficiais, o aplicativo está testando um novo gerenciador de stickers, que promete revolucionar a maneira como nós organizamos e compartilhamos os pacotes.

A mudança chega com o objetivo de resolver um problema muito antigo dentro da plataforma: a dificuldade de encontrar uma figurinha em meio à confusão de uma única pasta de favoritos.

O que muda na organização das figurinhas

Até agora, o que se sabe é que a única forma de salvar figurinhas no WhatsApp é marcá-las como favorito. Isso resulta em uma lista longa e desorganizada. Quando você quer procurar uma figurinha específica, normalmente vai ter dificuldade.

Com a implementação do novo sistema de organização, os usuários do WhatsApp poderão:

  • Criar pastas personalizadas para agrupar figurinhas;
  • Renomear, editar e excluir essas pastas conforme a necessidade;
  • Encontrar figurinhas com muito mais rapidez e facilidade.

Essa é uma novidade especialmente útil para as pessoas que costumam colecionar as figurinhas de diferentes temas, e quer acessá-las de maneira mais prática.

O compartilhamento de pastas do WhatsApp

Ainda tomando como base as informações oficiais, outro recurso importante que está em estudo dentro do WhatsApp é a possibilidade de compartilhar pastas inteiras com outros usuários.

Imagine que você tem um amigo que tem um assunto favorito em comum. Nesse caso, basta enviar uma pasta completa de figurinhas sobre esse determinado tema, permitindo que todos salvem as animações de uma só vez.

E quando a novidade chega ao WhatsApp?

Até aqui, o que se sabe é que o novo gerenciador de figurinhas está em fase de teste, e está disponível apenas para os usuários da versão Beta do WhatsApp no Android, a partir da versão 2.25.4.18.

Ainda não há uma previsão oficial para o lançamento dessa funcionalidade para o iPhone ou para a versão desktop do aplicativo.

Figurinhas de WhatsApp são comuns nas conversas. Imagem: Whatsapp

Transcrição de mensagens

Se você ainda não está entre os usuários contemplados com essa novidade, não é preciso se sentir frustrado. Uma outra nova funcionalidade já está funcionando para todos os brasileiros.

A Meta lançou recentemente o tão aguardado recurso de transcrição de mensagens de voz para o  WhatsApp. Essa ferramenta, que é nativa da plataforma, promete processar os textos no próprio dispositivo.

De acordo com a empresa, o sistema de transcrição de voz garante a criptografia de ponta a ponta e a segurança dos conteúdos. Assim, os usuários não devem se preocupar com qualquer tipo de vazamento.

“Transcrições de mensagens de voz estão chegando para o WhatsApp. Aproveite!”, disse o bilionário Mark Zuckerberg, dono da Meta, em mensagem enviada aos usuários ainda na quinta-feira (21).

Passo a passo para ativar o recurso no seu WhatsApp

Para ativar o novo recurso no seu  celular, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra as Configurações do WhatsApp.
  • Toque em Conversas.
  • Ative ou desative as Transcrições de mensagens de voz.
  • Depois de ativar as Transcrições de mensagens de voz, selecione o seu idioma de transcrição.

A nova função estudada pela Meta vinha sendo testada desde o último mês de julho ainda na versão beta. A ideia geral do sistema é ajudar as pessoas que recebem arquivos muito extensos.

Além disso, o novo serviço também promete contribuir com os cidadãos que usam o aplicativo para trabalho, e os PCDs com baixa ou nenhuma audição.

De uma maneira resumida, o WhatsApp pode transcrever áudio e texto de maneira nativa, o que significa necessariamente que o usuário não precisaria mais escutar a mensagem de voz para saber o que foi dito pela pessoa que enviou o áudio.

Além do idioma português, o usuário ainda poderia gerar transcrições em 40 idiomas diferentes. Este é um recurso que pode facilitar a vida de cidadãos que precisam se comunicar com pessoas de outros países.