Empreendedorismo

Adaptabilidade – A Aderência Compulsória a Inovação

As inovações do mercado como forma de sobrevivência das empresas

O home office já foi visto com muita desconfiança no Brasil, principalmente por empresas tradicionalistas. Todavia, o ano de 2020 mostrou a importância de aderir às inovações do mercado. Uma vez que muitas empresas tiveram que atuar via home office por conta da situação pandêmica.

No entanto, para as empresas que estavam preparadas, essa implementação foi um processo muito mais natural. Por isso, aderir às inovações sempre será mais importante para uma empresa do que precisar disso para a sua sobrevivência. Ainda que a cultura da empresa seja tradicionalista e não encontre brechas para que essa implementação seja feita de uma vez, é necessário que a possibilidade seja inserida aos poucos na rotina da gestão.

Visto que, como ocorreu com o home office, outras situações podem demandar das empresas atitudes rápidas, já que sabemos que fatores externos não são controláveis.

Adaptabilidade em todas as vertentes

É importante que as empresas se mantenham atualizadas para que seja natural essa adaptabilidade, tanto para os funcionários, como para os clientes.

Por isso, ainda que não seja viável essa implementação para uma empresa, é muito importante que a gestão procure se atualizar quanto ao que o mercado oferece em todos os quesitos. Na forma de trabalhar, na maneira de atender o cliente, bem como quais são os sistemas inovadores do mercado.

Uma vez que todas as inovações surgem como opções e se tornam necessárias em algum momento, tornando obsoleta a empresa que foi inflexível.

Por exemplo, as ações de marketing digital, muitas empresas não achavam tão necessário direcionar recursos para essas ações. No momento, foram “engolidas” pela concorrência.

Sendo assim, ao observar a necessidade de adaptação, é possível entender que a tendência do mercado é que a adaptabilidade seja uma realidade para todas as empresas, já que nada é estático e as mudanças ocorrem cada vez mais rápidas.